© 2019 Mídia Digital por Renato Gomes

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram
  • Renato Gomes

Jardinópolis registra 5 casos suspeitos do coronavírus

Testes foram realizados e enviados para o laboratório Adolf Lutz de São Paulo

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Jardinópolis, os 5 casos foram testados e aguardam os resultados, eles estão em quarentena domiciliar e foram informados sobre como agir durante esse período


Vale lembrar que a porcentagem de casos graves é baixa se comparada a quantidade de casos confirmados no mundo, sendo que principalmente nas pessoas do chamado grupo de risco, idosos acima de 60 anos principalmente.


Após registrar a primeira morte pelo novo coronavírus na última terça-feira (17), a atualização das Secretarias Estaduais na tarde desta quarta-feira (18), registram 399 infectados no país.


A maior diferença se deu nos casos suspeitos, que pularam de 2.064 para 8.819, quase quatro vezes. São Paulo segue liderando, com 164 casos. O estado vem seguido do Rio de Janeiro (33), Distrito Federal (22), Pernambuco (16) e Rio Grande do Sul (10). Também possuem casos Santa Catarina e Minas Gerais (sete), Goiás e Paraná (seis), Ceará (cinco), Sergipe e Mato Grosso do Sul (quatro), Bahia (três) e Amazonas, Rio Grande do Norte, Alagoas e Espírito Santo (um).


O ministério da Saúde ainda informou que 1.890 casos foram descartados e que 18 pessoas estão hospitalizadas de fato, (7% do total).


"A diferença dos casos suspeitos é porque existia em vários estados e que não estavam sendo validados muito provavelmente a checagem manual. Afirmamos que era melhor utilizar o sistema automatizado. Mas é mais importante mostrar aumento de notificação do que ficar só nos 2 mil casos", afirmou Júlio Croda, da equipe do Ministério da Saúde, na entrevista coletiva concedida sobre o balanço do dia na tarde de ontem (17).


Em relação aos casos suspeitos, São Paulo possui 5.047, seguido por Rio de Janeiro (859), Minas Gerais (563), Bahia (354), Rio Grande do Sul (300) e Distrito Federal (253). A região com menor número de suspeitas continua a sendo a Norte (96), enquanto a com mais pessoas em investigação é a Sudeste (6.538). Os casos descartados somam 1.899.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em dados atualizados as 10h desta quarta-feira (18), existem em todo o mundo 207.860 casos confirmados da Covid-19, com 8.657 mortes em 166 países.


Baixar a Curva de Contaminação

Como orientação das organizações de saúde, o importante nesse momento é fazer a curva de contaminação baixar, ou seja, que os contágios aconteçam de forma mais demorada e prolongada, do que muitos casos de uma vez só, isso poderia causar um caos no atendimento do SUS.


Por isso as principais medidas tomadas pelos governos seria a de evitar aglomerações e contatos com pessoas em locais fechados.


Na cidade de São Paulo cinemas e teatros fecharam suas portas em alguns casos, nos Estados Unidos, filmes de grande orçamento que iriam estrear esse ano foram adiados para o próximo ano, afim de evitar que as pessoas compareçam aos cinemas.

Aumento de casos nos próximos meses


A avaliação apresentada pelo ministério é que a situação deve piorar nos próximos meses, com aumento dos casos. A situação, se adotadas as medidas e recomendações, só deve resultar em um alívio do quadro no segundo semestre.


“Vamos passar 60 a 90 dias de muito estresse. Para que quando chegar no fim de julho entra no plateau [estabilidade]. Em agosto e setembro podemos estar voltando [a normalidade] desde que construamos a imunidade de mais de 50% das pessoas”, projetou Mandetta na tarde de ontem (17).


O ministro ponderou que com o aumento das iniciativas de distanciamento social é preciso ter atenção para não gerar impactos prejudiciais. “Temos que ter cuidado com medidas restritivas que impeçam abastecimento de grandes eixos. Temos que tomar medidas mas sem causar mais problemas”, ponderou.


Prefeitura de Jardinópolis Publica Decreto

Na tarde da ultima terça-feira a Prefeitura Municipal de Jardinópolis divulgou um Decreto com medidas a serem tomadas pelos órgãos públicos como a restrição de acesso a alguns locais e a suspenção das aulas, segue parte da nota publicada na página oficial da Prefeitura no facebook:


“Em resumo, as medidas adotas são: Fica suspenso o atendimento ao público nas seguintes repartições Paço Municipal, Administração do Distrito de Jurucê, Secretarias de Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e todas as unidades que as pertencem.

Ficam suspensas as aulas no âmbito da rede pública municipal de ensino, a partir e de acordo com o cronograma da Secretaria Estadual da Educação. O transporte intermunicipal de alunos obedecerá ao cronograma das faculdades e cursos técnicos. Fica suspensa a realização de eventos, bem como cessão de espaços públicos, pelo prazo de sessenta dias. Ficam suspensas as atividades com idosos. Fica mantido o atendimento ao público nas seguintes unidades: Secretarias de Assistência Social, exceto terceira idade; de Saúde; de Obras e Serviços Públicos; Bem-Estar Animal; Departamento de Compras e Licitações, exclusivamente para licitações presenciais.”


Confira o Decreto clicando AQUI


Link para a página da OMS com os dados em tempo real AQUI


Dicas e respostas para algumas dúvidas sobre o novo coronavírus AQUI

JARDNET-BANNER-TOPO.jpeg
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram