• Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram
  • Renato Gomes

O sucesso da 1ª Semana Literária de Jardinópolis

Atualizado: 13 de Jun de 2019

Uma semana inteira dedicada aos livros e a literatura atraiu muita gente, crianças e jovens tiveram a oportunidade de interagir e conhecer vários escritores de perto

Durante a semana do dia 20 ao dia 25 de maio, aconteceu na Praça João Guimarães, a praça da Câmara Municipal de Jardinópolis, a I Semana do Livro, Literatura e Biblioteca “Dr. João Baptista Berardo”.


O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jardinópolis, com apoio e ajuda do grupo Amigos das Bibliotecas de Jardinópolis, e foi um sucesso. Desde o primeiro dia as pessoas foram ao local e tiveram contato com um mundo literário nunca antes visto em Jardinópolis.


Abertura da Semana do Livro, da direita para a esquerda: Francisco Berardo (Neto do sr. João Baptista Berardo), Dr. João Ciro Marconi (Prefeito Municipal de Jardinópolis), Robson Araujo (representando o grupo Amigos das Bibliotecas), vereador José Eduardo Gomes Junior - Fofo (representando a Câmara Municipal), Marislei Hernandes (Secretária da Educação) e Guilherme A.B.C. Ishie (Secretário de Cultura e Turismo) – Foto: Renato Gomes

Todos os dias tiveram palestras ou oficinas no plenário da Câmara Municipal, além de atrações artísticas como teatro, música, bate-papo.


Julinho Sertão, natural de Sertãozinho, dai seu nome artístico, sempre foi um apaixonado por desenhos e literatura, e isso tudo o influenciou, e hoje, um escritor e ilustrador conhecido nacionalmente, foi um dos apresentadores e mediadores da semana, interagindo durante as tardes com as crianças e os jovens, em apresentações no palco do evento.


Julinho Sertão durante interação com o público - Fotos: Renato Gomes

Passaram pelo palco vários escritores, e tivemos o prazer de acompanhar vários bate-papos com alguns escritores também de Jardinópolis, como Cleber Isbin, Haroldo Barbosa, Fernando Ferrone, João Cili, Renato Silva e Vasco Pereira.


Bate-papo com Haroldo Barbosa, Vasco Pereira, João Cili, Renato Silva e Fernando Ferrone, escritores jardinopolenses - Fotos: Renato Gomes

Além deles, outros escritores reconhecidos nacionalmente também passaram pela Semana do Livro, entre eles vamos destacar na abertura da Semana o grande Ignácio de Loyola Brandão, jornalista e escritor que recentemente foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.


Escritor membro da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão e sua filha Rita Gullo - Fotos: Renato Gomes

Ignácio deu uma aula de simpatia e bom humor, contou algumas de suas histórias e apresentou um show junto de sua filha, a cantora Rita Gullo, onde ele contava suas histórias, e ela terminava com uma música simbolizando o que foi contado.


Além de Ignácio, passaram pela Semana Marcio Túlio Costa, ganhador do premio Jabuti, o mais consagrado premio da literatura brasileira, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL); a escritora e ilustradora Semíramis Paterno; outro ganhador do prêmio Jabuti que passou pela Semana foi Menalton Braff; a mineirinha Stella Maris Rezende, ganhadora de 4 Jabutis, uma simpatia que emocionou a todos durante sua palestra; e Galeno Amorim, que foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional, esteve entre os fundadores da Feira Nacional de Ribeirão Preto, teve uma editora de livros que ganhou o Jabuti, foi Secretário da Cultura de Ribeirão Preto.


Galeno Amorim, participou no último dia da Feira - Fotos: Renato Gomes

Todos esses deram uma pequena palestra para o publico presente, contando suas histórias, respondendo perguntas do público e interagindo com eles ao final, com autógrafos e fotos.

A Semana do Livro gerou algumas surpresas fora do programado, alguns dos escritores citados acima, permaneceram na cidade por mais de um dia, e com isso visitaram algumas escolas e interagiram com os alunos, tudo isso graças ao apoio da Secretaria da Educação, que autorizou e ajudou para que esses alunos tivessem todo esse contato com esse mundo literário.


Segundo alguns relatos que tivemos, muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com o mundo literário ali, durante a Semana, o que fez com que fossem atrás de livros indicados pelos palestrantes ou mesmo livros que talvez os interessassem pelo estilo. Isso se refletiu na grande quantidade de pessoas que passaram pela Sala de Leitura Dr. Amauri Vieria Barbosa que fica no prédio da Câmara Municipal. Muitas pessoas visitaram e outras começaram a leitura ali mesmo.


Jovens e adultos frequentaram diariamente a Sala de Leitura Dr. Amauri Vieria Barbosa - Fotos: Renato Gomes

Outro exemplo importante do que aconteceu durante a semana, foi que um detento do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis (CPP) que estava cuidando da praça durante a semana, vendo a ação com as crianças das escolas, da APAE, ouvindo poemas e alguns bate-papos entre os escritores, se comoveu com o que viu e já de volta para a reclusão, escreveu um poema sobre a diferença entre a educação e a violência, e que só a educação faz as pessoas terem uma vida melhor. Ele entregou o poema aos organizadores e acabou dando um depoimento no mesmo dia aos presentes sobre sua vida e sobre como a literatura tem feito a diferença e sua vida, que hoje está estudando e quer uma vida melhor.


Talvez o ápice da explosão de interesse pelos livros, se concretizou no último dia, onde o grupo Amigos das Bibliotecas, representados aqui pelo casal João Cilli e sua esposa Alessandra Miranda, disponibilizaram mais de 3 mil livros, todos recebidos através de doação, para que o publico ali presente, pudesse escolher qualquer livro e levar para casa.

Entre livros infantis e romances, estavam ali no meio obras consagradas da literatura brasileira e grandes autores do mundo, livros de vestibular, técnicos, e de conhecimentos gerais.


Mais de 3 mil livros foram entregues para a população - Fotos: Renato Gomes

Ao final da Semana, já no último dia, no sábado (25), se apresentou no palco o músico Eduardo Santhana.


O músico Eduardo Santhana fechou a Semana Literária com um show - Fotos: Renato Gomes

JARDNET-BANNER-TOPO.jpeg
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram

© 2019 Mídia Digital por Renato Gomes