• Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram
  • Renato Gomes

Prazo para o cadastramento biométrico está terminando

Eleitor que não fizer o cadastro terá o título cancelado, ficará impedido de fazer matrícula em escolas e faculdades públicas e outras consequências. Prazo para o cadastramento é até dia 19 de dezembro


O cadastro biométrico para os eleitores já está em vigor há vários anos, nas principais cidades e capitais do país. A biometria é o processo de identificação do eleitor pela sua impressão digital, utilizado pela Justiça Eleitoral. Garantindo um número menor de fraudes, evita, por exemplo, eleitores e votos fantasmas.


Ainda existe uma grande quantidade de eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico, e para cada estado e município, foi estipulado uma data limite.


No ano de 2019 o cadastramento abrangeu 479 municípios do estado de São Paulo e dentre eles estão os Municípios de Jardinópolis, Jurucê e Brodowski, que compõe a 204ª Zona Eleitoral.


Para sanar algumas dúvidas e conscientizar a população de Jardinópolis, Jurucê e Brodowski, conversamos com Fabiana Forcelini Rodrigues Steagall, Chefe do Cartório Eleitoral da 204ª ZE.


Segundo Fabiana, a procura dos eleitores no Município de Jardinópolis ainda está muito baixa. “Até o presente momento o município atingiu apenas 75% do eleitorado com biometria, faltando ainda quase 8 mil eleitores para fazerem o cadastramento até o dia 19 de dezembro de 2019. Já o Município de Brodowski está com pouco mais de 81% dos eleitores biometrizados, faltando 3.370 eleitores.”


Para fazer a biometria o eleitor deve agendar o seu atendimento pelo site www.tre-sp.jus.br e comparecer na data e horário marcado na Central de Atendimento ao Eleitor, localizada no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Jardinópolis, na Praça Dr. Mário Lins, nº 150, centro.


O horário de atendimento é de segunda a sexta das 9:30h às 18h, sábado e domingo das 8h às 14h.


É preciso se atentar ao que deve apresentar durante o cadastramento. “É obrigatório apresentar um documento original com foto e um comprovante de residência atual no nome do eleitor. Caso o eleitor possua o título eleitoral este também deve ser apresentado. Como comprovante de residência pode ser usado fatura de água, luz, telefone, celular, cartão de crédito, internet, plano de saúde, carnê de IPTU, envelope de correspondência desde que tenha nome, endereço e a data, dentre outros”, lembrou Fabiana.


Sobre o prazo final, Fabiana fez questão de lembrar, “dia 19 de dezembro 2019 termina o prazo para o cadastramento. Neste mês de dezembro o Cartório Eleitoral da 204ª ZE/SP realizou plantão todos os sábados e domingos das 8h às 14h e neste final de semana (dias 14 e 15) será o último plantão antes do término do prazo. É importante frisar para os eleitores que ainda não fizeram não deixarem para os últimos dias, a fim de evitar filas e tumulto.”


Outra informação importante para aqueles que ainda não fizeram o cadastramento biométrico, são as consequências que isso pode trazer.


Segundo Fabiana, o eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá o seu título de eleitor cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. “Além disso, com o título cancelado o eleitor fica impedido de fazer matrícula em escolas e faculdades públicas, abrir conta em bancos, pegar empréstimos ou financiamentos, tirar ou renovar o passaporte, participar de programas do governo como bolsa família, inscrever-se em concurso público, fica com restrição em seu CPF, dentre outros prejuízos”.

Também é importante ressaltar que esse prazo do dia 19/12/2019 é apenas para o cadastramento biométrico daqueles que já são eleitores de Jardinópolis e Brodowski ou de algum dos 479 município do Estado cuja biometria é obrigatória em 2019, não envolvendo aqueles que ainda não possuem título de eleitor, visto que o prazo para se alistar como eleitor encerra-se em maio/2020.


A relação dos municípios envolvidos na biometria obrigatória em 2019, assim como mais informações sobre o cadastramento, podem ser encontrados no site do TRE-SP.

JARDNET-BANNER-TOPO.jpeg
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram

© 2019 Mídia Digital por Renato Gomes