• Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram
  • Renato Gomes

Prefeitura de Jardinópolis publica Decreto sobre o fechamento de alguns comércios

Decreto tem previsão de 15 dias desde sua publicação, comerciantes comentam como será o funcionamento de seus estabelecimentos a partir de agora

Na tarde de ontem, sexta-feira (20) a Prefeitura Municipal de Jardinópolis publicou o Decreto de nº 6074/2020 onde estabelecia medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pela Covid-19, o novo coronavírus.


Nas novas medidas, seguindo protocolos do Estado e do Governo Federal, foi estabelecido no Decreto medidas temporárias de pelo menos 15 dias a partir de ontem (20), podendo ser prorrogada.


No Decreto fica vedado o funcionamento de algumas modalidades comerciais e de prestações de serviço, entre elas: academias; escolas de natação; bares; salões de beleza e cabeleireiros; quadras esportivas; salões de festas; espaços religiosos; lojas de conveniência; feiras livres e comercio de ambulantes.


Outros comércios não se enquadram na vedação: postos de combustíveis; farmácias e drogarias; supermercados; padarias; açougues; pet shops; lotéricas; comércio de gás de cozinha.


Também não se enquadram: laboratórios de análises clínicas; clínicas e consultórios médicos; laboratórios de exames por imagem; consultórios e clínicas de fisioterapia, fonoaudiologia, odontológicos, essas somente para casos de urgência e emergência e ainda, consultórios e clínicas de psicologia.


No Decreto ainda fala sobre as medidas de segurança que os comércios abertos devem continuar mantendo, como limite de distância; limitar a presença pessoas; fica vedada a entrada de novos hospedes nos hotéis; fica vedada a realização de eventos de qualquer natureza, inclusive religiosos.


O transporte municipal gratuito fica também suspenso.


As lanchonetes e pizzarias devem obrigatoriamente adotar sistema de entrega de produtos, sendo vedada a permanência de clientes no estabelecimento.

Restaurantes devem limitar 1 cliente por mesa, não podendo ser formadas filas dentro do estabelecimento.


O descumprimento das exigências relacionadas neste decreto, portanto, descumprimento das obrigações acessórias resultará na cassação sumária do alvará d funcionamento do estabelecimento e sua consequente interdição.


Confira o Decreto completo clicando AQUI


A Prefeitura Municipal de Jardinópolis também divulgou as orientações para o funcionamento dos serviços de saúde, nele consta como será o atendimentos nas locais públicos. Para conferir a lista e todo conteúdo, clique AQUI


Comerciantes Falam sobre o Decreto

Em conversa com alguns comerciantes de Jardinópolis, todos pretendem manter as regras estabelecidas dentro do Decreto e que já tomaram, desde antes da publicação dele, algumas medidas para melhorar o atendimento e ajudar na prevenção e proliferação da Covid-19.


Segundo o gerente do Restaurante Choppin, Leandro Inácio Alves, o restaurante sempre atendeu pelo disk entrega e vai manter o mesmo nesse momento, as portas serão abertas seguindo as diretrizes do Decreto, como o de manter apenas 1 (um) cliente por mesa.


Para os clientes que optarem pelo Marmitex, Disk Entrega, os contatos são (16) 3763-1898 ou (16) 99178-7911


O Betu´s Bar & Restaurante vai manter suas portas abertas também seguindo as recomendações e a forma como especifica o Decreto. Segundo Carlos Alberto Rosa, todo atendimento vai ser feito normalmente mas será avisado para os clientes não ficarem no local, as entregas serão as prioridades, informações e pedidos através dos telefones (16) 3663-9294, (16) 99351-9452, (16) 3663-2112, ou pelos app SeuGuia e UaiRango.


O Supermercado e Varejão Bergoncini vai continuar aberto também seguindo as recomendações para os clientes, além de já manter um sistema de entrega a domicilio.


Segundo Jorge Luiz Bergoncini, os clientes podem entrar em contato pelo whasapp do supermercado, (16) 99185-0354 ou pelo tele vendas (16) 3663-9376, ele pede para os clientes evitarem as aglomerações e se preciso, fazer os pedidos pelos fones.


Os postos de combustíveis poderão permanecer abertos, mas com restrições as conveniências, segundo comentou Renê Abbad, Vice presidente da Brascombustiveis, o Posto Inicial estará cumprindo com o espírito do Decreto, que é evitar e impedir aglomerações de pessoas. O atendimento no abastecimento segue normalmente, mas o público poderá comprar algum alimento ou bebida na loja, mas não podendo permanecer dentro do local.


Segundo Rene, pode abrir o estabelecimento, mas vendendo sem permitir que as pessoas fiquem no local, vai ser tudo organizado da melhor forma aos poucos para que a população não fique sem alimentos e nem bebidas vendidas na conveniência.


Rene completa avisando que o Posto Inicial e Loja de Conveniência vai funcionar de segunda a sábado das 6h às 22h, e aos domingos das 8h às 15h.


Segundo o Decreto os Bares devem permanecer fechados, os proprietários do Baruk Bar, Zich Moysés e Samir Moysés afirmam que vão seguir o Decreto e o Baruk permanecerá fechado até segunda ordem. Eles pedem a compreensão dos clientes e amigos e que também sigam todas as recomendações e medidas para evitar o contágio.


Conversamos também com o farmacêutico da FarmaSete Drogaria e Manipulação, Arthur Mateus dos Santos, ele nos informou que o atendimento permanece normal até as 22h e domingos até as 12h. Ele acabou de receber 1.500 embalagens de 100g para o Álcool Gel, porém está no aguardo do álcool chegar, a previsão é para a próxima quarta-feira (25). Ainda assim foi possível produzir pelo menos umas 300 unidades de 100g para hoje.


O telefone para contato e informações é (16) 3763-0707.


A Farmacenter Total também informa que vai manter o atendimento dentro das recomendações, e funcionará das 8h as 20h e domingo e feriados 8h as 12h.


Sobre o álcool gel, ainda não possuem previsão de entrega.


Para maiores informações e contato fica o telefone (16) 3663-6111.


  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram