• Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram
  • Renato Gomes

Retrospectiva Jornal Mídia Digital 2019

Relembre os fatos, notícias e curiosidades que marcaram o ano de 2019 através do Jornal Mídia Digital

A partir desse ano de 2019 o Jornal Mídia passou a ser 100% online, chamado agora de Jornal Mídia Digital.


Esse novo site entrou no ar em julho e vem semanalmente trazendo noticias e informações, além das redes sociais como facebook (facebook.com/jornalmidiadejardinopolis), instagram (@jornalmidiajardinopolis) e twitter (@MidiaJornal).


Como antes do novo site entrar no ar já existia outro, apresentamos aqui desde Janeiro de 2019 até dezembro de 2019, os fatos, notícias e curiosidades publicados nos sites do Jornal Mídia e Jornal Mídia Digital, além das redes sociais.


RETROSPECTIVA 2019

JORNAL MÍDIA DIGITAL


JANEIRO


Para começar o ano, uma noticia boa do esporte, o atleta ultramaratonista jardinopolense Cleber Castilhano Vilares, o Isbin, participou e concluiu o grande desafio no universo das corridas de rua, a Brazil 135 Ultramarathon.

Isbin durante prova (Foto: Divulgação)

Isbin completou a ultramaratona com o tempo de 39h26min alcançando a 9ª colocação na classificação geral.


FEVEREIRO


Uma arvore centenária caiu na vicinal Aziz Rassi que ligar Jardinópolis a Brodowski, a pista ficou interditada por quase 5h.

Trator trabalhando para remoção da arvore caída (Foto: Renato Gomes)

Ainda em fevereiro, uma jardinopolense venceu o concurso Miss Teen Brasil Natural Beauties 2019, do projeto Quero Ser Miss. Com esse título nacional, a adolescente Maria do Socorro de Araújo Silva se classificou para participar de um concurso internacional.

Maria recebendo o título de Miss (Foto: Divulgação)

Serão dois concursos fora do Brasil em que a Miss poderá escolher participar, o primeiro no próximo mês de março em Buenos Aires na Argentina, e o outro no mês de março de 2020 em Cancún no México.



Uma informação ruim para o mês de fevereiro, foi a confirmação de pelo menos 8 casos de dengue na cidade.



MARÇO


O que mais marcou o mês de março foi o grande incêndio no antigo curtume de Jardinópolis, que na ocasião era uma fábrica de embalagens plásticas. O fogo atingiu a fiação elétrica o que fez com que parte do bairro ficasse sem energia.

Incêndio em Jardinópolis (Foto: Renato Gomes)

Mesmo com a grande coluna de fumaça que podia ser vista de outras cidades, nenhuma pessoa ficou ferida, apesar do grande susto.



Foi apresentado em Audiência Pública na Câmara Municipal o Plano Diretor de Turismo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Turismo de Jardinópolis "COMTUJARD".



Na mesma Sessão da audiência pública, a Coordenadora do PRB Mulher de Jardinópolis, Dalva Cristina Siqueira dos Santos, subiu ao púlpito para prestar uma homenagear as duas únicas vereadoras da atual gestão, Marli Rodrigues Violante Pegoraro (Marli Pegoraro) e Ana Luisa Ortelani Valadares (Prof. Aninha).

Vereadoras recebem homenagem (Foto: Renato Gomes)

Dalva aproveitou para lembrar a todos da importância do Dia Internacional das Mulheres, que é comemorado todo ano no dia 8 de março.



Ainda em março, a Câmara aprovou que fosse destinado mais de 2 milhões para contratação de uma Organização Social para cuidar dos serviços de Pronto Atendimento Municipal, através do Projeto de Lei nº 15/2019 do Executivo.



No mês de março também foi aprovado a criação da Comissão Especial da Saúde pela Câmara Municipal, com o intuito de estudar e obter conhecimento claro da realidade que envolve a questão saúde pública municipal.


Ficou formado a comissão: Presidente Cleber Bicicletaria; Relator André Zanata e Membro Integrante Dr. Samuel.

Vereadores Cleber, Dr. Samuel e André, membros da COmissão Especial da Saúde (Foto: Renato Gomes)

ABRIL


O Juiz Dr. Amauri Vieira Barbosa foi o homenageado, in memorian pela Câmara Municipal e no mesmo dia foi inaugurada a Sala de Leitura que leva o mesmo nome do homenageado.

Inauguração da Sala de Leitura (Foto: Renato Gomes)

A Sala de Leitura Amauri Vieira Barbosa conta com um grande acervo de livros e revistas a disposição de toda a população, ela fica nas dependências da Câmara Municipal.



MAIO


A rotatória Rotatória Henrique Castilhano que fica no cruzamento da Avenida Prefeito Newton Reis com a Rua Vice-Prefeito Octaviano Riul e a Vicinal José Riul, que liga Jardinópolis a Jurucê foi enfim concluída.

ROtatória Henrique Castilhano liberada para o trafego (Foto: Renato Gomes)

No mês de maio foi obtida uma decisão liminar junto à 2ª Vara de Jardinópolis para impedir a instalação do loteamento residencial de quase mil lotes, que faz divisa com o Distrito Industrial, atrás de empresas que ficam na Anhanguera, segundo documentos apresentado pela ação popular contra a instalação do loteamento, o local não seria adequado para instalação de residências, por ser zona de expansão industrial e não foram obedecidas algumas regras do Plano Diretor.



Ainda nesse mês Jardinópolis recebeu uma nova Ambulância do SAMU 192. A nova ambulância foi cedida pelo Ministério da Saúde, através do Ministro Luís Henrique Mandetta como processo de renovação anual e ampliação da frota.

Dr. Fernando, Secretário da Saúde e Dr. João Ciro, Prefeito Municipal de Jardinópolis recebendo a nova ambulância (Foto Assessoria de Imprensa da PMJ)

Foi durante a semana do dia 20 ao dia 25 de maio, aconteceu na Praça João Guimarães, a praça da Câmara Municipal de Jardinópolis, a I Semana do Livro, Literatura e Biblioteca “Dr. João Baptista Berardo”. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jardinópolis, com apoio e ajuda do grupo Amigos das Bibliotecas de Jardinópolis, e foi um sucesso.

Durante a Semana do Livro foi distribuido mais de 3 mil livros para a população (Foto: Renato Gomes)

JUNHO


No final do mês de maio, a senhora Benedita Veloso da Silva completou 100 anos de vida.

Dona Ditinha sendo homenageada (Foto: Renato Gomes)

Dona Ditinha, como é carinhosamente conhecida, foi a primeira morada do bairro Vila Reis, e no começo de junho foi realizado uma homenagem para Dona Ditinha no mesmo local que leva seu nome, Núcleo de Integração Social “Benedita Veloso da Silva”.



Já no final do mês de junho, foi encontrado o corpo de um jovem na lagoa que fica no bairro São Francisco, o jovem tinha apenas 20 anos.

Lagoa do bairro São Francisco (Foto: Renato Gomes)

JULHO


Um fato que foi muito recorrente durante o ano de 2019 foi a falta d’água em diversos bairros da cidade. No começo do mês de julho a bomba localizada na avenida Pedro Brigliadori queimou, isso acabou afetando a vida de vários munícipes de alguns bairros como São Gabriel, Santa Emília, Cidade Nova (parte de cima), São Lucas e Santa Fé.

Caixa d'água do bairro Jardim Morumbi onde queimou a bomba (Foto: Renato Gomes)

Essa mesma avenida Pedro Brigliadori teve na sua parte final iniciado o asfaltamento ainda nesse mês. Foram anos de espera, onde ruas das proximidades também foram asfaltadas.

Inicio do asfaltamento da av. Pedro Briguiadori (Foto: Renato Gomes)

Duas festas foram destaques no mês de julho, o Centenário da Associação Olímpica de Futebol, onde um grande público compareceu ao Campo da Olímpica para assistir ao duelo entre a Seleção Master de Jardinópolis e a Seleção Master Paulista, formada por vários ex-jogadores profissionais que brilharam no futebol nacional, no exterior e até na Seleção Brasileira.

Seleção Master Paulista faz pose antes do jogo (Foto: Renato Gomes)

Outra festa foi o Aniversário de Jardinópolis, completando 121 anos de emancipação, e entre as festividades, aconteceu a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e o show gratuito do grupo Roupa Nova.

Publico lota as arquibancadas para o show do Roupa Nova (Foto: Renato Gomes)

Infelizmente uma noticia triste já no final do mês, o jovem Rian Augusto Rosa faleceu na Santa Casa de Batatais onde estava internado. Rian foi brutalmente espancado na saída da aula em setembro de 2018 e ficou em coma até o seu falecimento. O crime teria sido motivado por ciúmes, os dois acusados pela agressão foram presos na ocasião. Ainda no meio do mês de julho foi realizado uma reconstituição da agressão.

Rian Augusto Rosa (Foto Divulgação / facebook)

AGOSTO


Logo no começo do mês a Câmara Municipal aprovou por 12 votos a favor e 1 contra o Projeto de Lei que visa construção do novo Centro de Especialidades. A medida possibilitará a construção de um prédio adequado e preparado para o atendimento de todas as especialidades médicas oferecidas pelo Município em favor da população. O vereador Lindenilton Ganda (Gandinha) votou contrário ao projeto por entender que o dinheiro poderia ser gasto na contratação de mais médicos.

Atua prédio da Especialidades, junto ao Pronto Atendimento (Foto: Renato Gomes)

Os demais vereadores que aprovaram o projeto justificaram que uma necessidade não deve anular a outra, ou seja, a Prefeitura Municipal tem que melhorar o atendimento médico nas UBS, mas também necessita de proporcionar um local próprio e adequado para o atendimento das Especialidades.



No esporte, o destaque foi o 30° Campeonato de Futsal de Jurucê, conhecido como Jurusal, o grande campeão foi a equipe Amigos do Copo, vencendo por 8x4 a equipe Desacreditados.

Equipe Amigos do Copo recebendo o troféu de campeões do Jurusal 2019 (Foto: Renato Gomes)

Em agosto aconteceu a Semana do Meio Ambiente, foram três dias de conscientização, diversão e cultura para toda a população na Praça da Matriz, uma parceria entre Secretaria de Meio Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEAMA) e a Prefeitura Municipal de Jardinópolis, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores.

Crianças aprendem um pouco sobre abelhas na Semana do Meio Ambiente (Foto: Renato Gomes)

Já no final do mês de agosto, um pedido elaborado por um munícipe para que fosse criada uma Comissão Investigativa (CPI) onde seria investigado o aumento de salários do Prefeito Municipal, Vice-prefeito e Secretários fou entregue a Câmara e votada. Durante a discussão sobre o pedido, apenas dois vereadores se pronunciaram, Luiz Fernando Riul (Xotô) e José Eduardo Gomes Junior (Fofo), os dois contrários ao pedido explicaram as motivações de votarem contra, basicamente por ser um assunto que deveria ser tratado pela justiça e que eles não seriam aptos a tratar do assunto, Xoto ainda diz que segundo o que prega a justiça, esse aumento é feito no final do mandato, sendo que em 2016 não foi feito aumento nem reajuste nenhum, por conta desses pontos, o vereador conclui que não houve má fé, como diz no pedido.

Sessão Ordinária da Câmara Municipal dos Vereadores (Foto: Renato Gomes)

A votação ficou: Votos a Favor 6 – Gustavo Sabá, Raimundo, Marli Pegoraro, Gandinha, André Zanata e Cleber


Votos Contra 7 – Chupeta, Fofo, Xotô Prof. Aninha, Prof. Tião, Dr. Samuel e Matheus.


Nenhum vereador que votou a favor justificou seu voto.



SETEMBRO


O mês começou com uma homenagem ao senhor José Mahkoul, mais conhecido como Zé do Bazar. A Presidente da Câmara, Vereadora Marli Rodrigues Violante Pegoraro (Marli Pegoraro) propôs a homenagem.

José Mahkoul (Foto: Acervo particular / Divulgação)

José Mahkoul completou 60 anos de sua chegada ao Brasil em setembro, e ajudou muito a cidade de Jardinópolis, tanto com seu comercio como sendo provedor e membro da diretoria da Santa Casa, e presidente da APAE, além de ser membro até hoje do Rotary.



No esporte, Isbin novamente é destaque, dessa vez o ultramaratonista jardinopolense foi convidado para fazer parte da Seleção Brasileira de Ultramaratona, que seria realizado em outubro na França.

O Atleta jardinopolense Isbin (Foto: Divulgação)

Dentro da Cultura, o escritor, youtuber, ilustrador e podcaster, Affonso Solano participou do Projeto Viagem Literária no Centro Estudantil Gininho Marchiór. Affonso apresentou uma palestra onde falou sobre seus trabalhos e sua principal obra, o livro O Espadachim de Carvão. Estiveram presentes na palestra alunos da escola E.E. Prof. Plínio Berardo e alguns munícipes, onde no final aproveitaram para tirar uma foto com o escritor e bater um papo.

Affonso Solano com estudantes do Plínio Berardo após palestra (Foto: Renato Gomes)

O tradicional Desfile Cívico da Independência do Brasil levou vários munícipes para prestigiar as escolas e instituições e ensino, apoio e educação. A rua Américo Sales foi mais uma vez palco do desfile.

Desfile de 7 de Setembro (Foto: Renato Gomes)

OUTUBRO


Outubro começa com uma notícia meio repetitiva, mais uma vez a bomba d’água do jardim Morumbi queimou. No meio do ano essa mesma bomba já havia sido trocada, mas dessa vez levou mais tempo para o reparo, isso ocorreu, pois, a bomba que foi colocada apresentou problemas no dia seguinte e queimou, e uma nova precisou ser colocada no poço. Foram quase 3 dias sem água nos bairros abastecidos pela bomba.

Bomba d'água do Jardim MOrumbi que queimou pela segunda vez no mesmo ano (Foto: Renato Gomes)

Foi em outubro que aconteceram as Eleições para o Conselho Tutelar, 14 candidatos disputaram as 5 vagas para o cargo, sendo que 2447 pessoas compareceram para votar nas escolas EMEF Américo Sales Oliveira em Jardinópolis e na E.E Dr. Mário Lins em Jurucê. Os 5 primeiros mais bem votados assumem seus cargos a partir do dia 10 de janeiro de 2020 pelo período de 4 anos.


Abaixo a lista das colocações por votos:



Foi nesse mês que começou a ser implantada em Jardinópolis a Atividade Delegada. A Atividade Delegada é um convênio firmado entre Poder Executivo de Jardinópolis e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, onde estarão atuando 8 policiais militares no policiamento do município, além de utilizarem 2 veículos caracterizados, cedidos pela Prefeitura Municipal de Jardinópolis. O patrulhamento será comandado pelo 3º Pelotão de Polícia Militar de Jardinópolis.

Polícia Militar de Jardinópolis (Foto: Divulgação)

Na Câmara Municipal 3 projetos que previam o aumento de salários foram discutidos e votados, no caso 2 projetos eram sobre gratificação para Comissão de Licitação e para o Preposto e 1 pretendia a reclassificação das funções de Fiscal de Obras e de Eletricista.


Entre os munícipes que estavam na Sessão para acompanhar a votação, estavam um grupo de professoras da rede municipal que protestavam com cartazes e gritos de ordem. Entre suas principais reivindicações, estavam o aumento de salários para todas as categorias, e não apenas para um ou outro funcionário da Prefeitura Municipal de Jardinópolis.

Professoras da rede municipal protestam durante Sessão da Câmara (Foto: Renato Gomes)

Ao final nenhum projeto foi aprovado, e a votação ficou: Favoráveis: Chupeta, Xotô, Prof. Aninha, Sebastião Ferreira, Dr. Samuel e André Zanata.


Contrários: Marli Pegoraro, Gandinha, Gustavo Sabá e José Eduardo Fofo.


Se abstiveram: Cleber Bicicletaria, Raimundo Ferreira e Mateus Signorini.



A Professora Dona Angelina foi homenageada em outubro na Câmara Municipal. A vereadora e Presidente da Câmara, Marli Rodrigues Violante Pegoraro, aproveitou seu tempo de fala na Tribuna para prestar uma homenagem a professora Angelina Victorino da Silva Freitas, 84 anos de vida e 32 anos de profissão.

Vereadora e Presidente da Câmara Marli Pegoraro homenageia a prof. Dona Angelina (Foto: Renato Gomes)

Ainda na Câmara, um projeto que previa a contratação de a empresa Agência Reguladora de Serviços de Saneamento das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) pela Prefeitura Municipal, foi rejeitado.


Caso o projeto fosse aprovado, a empresa contratada teria como funções: estudos sobre melhorias no abastecimento de água, analisar parâmetros sobre a qualidade da água, monitoramento do sistema da rede, controle de perdas, manutenção preditiva de termografia e vibração, treinamento e capacitação de prestadores de serviços de saneamento, ouvidoria, reajuste e revisão de valores de tarifas e preços para garantir o equilíbrio econômico-financeiro, entre outros.

Vereador José Eduardo Fofo durante fala sobre a importância da contratação de uma empresa para estudos, analises e monitoramento do sistema de rede de água de Jardinópolis. (Foto: Renato Gomes)

Diante de toda a problemática situação envolvendo o serviço de abastecimento de água em Jardinópolis, o vereador José Eduardo Fofo ingressou com uma Representação no Ministério Público a fim de que questionar a gestão municipal atualmente desempenhada pela Prefeitura e possíveis soluções para que haja o cumprimento do Plano Municipal de Saneamento Básico.


Vereadores que votaram contra: Cleber Tomaz de Camargos (Cleber Bicicletaria), Samuel Farah (Dr. Samuel), Sebastiao Ferreira (Prof. Tião), Lindenilton da Silva Ganda (Gandinha), Marli Rodrigues Violante Pegoraro, Ana Luisa Ortelani Valadares (Prof. Aninha), Luiz Fernando Riul (Xotô), Raimundo Ferreira Santos e Luiz Gustavo de Sousa (Gustavo Sabá).


Vereadores que votaram a favor: André Luiz Zanata, Mateus Signorini (Mateus da Farmácia), José Eduardo Gomes Junior (Fofo) e José Euripedes Ferreira (Chupeta).


Jardinópolis hoje sofre diariamente com a falta de água, em vários bairros se tem relatos da falta d’água, sem contar o desperdício, causado tanto por munícipes como por tubulações ou poços artesianos com furos ou defeitos.



NOVEMBRO


O Secretário da Saúde de Jardinópolis Dr. Fernando Paschoal Saud Fregonesi e o Diretor Técnico do Pronto Atendimento "Leni Balan Jacomini", Dr. Ulisses Cardoso Marques, compareceram na Câmara para prestar esclarecimentos e tirar duvidas de vereadores e munícipes sobre diversos assuntos relacionados a saúde e ao Pronto Atendimento.


Dr. Fernando falou muito sobre a Santa Casa, como argumento para explicar que antigamente as coisas funcionavam, mas que hoje é mais complicado. Explicou sobre a forma como são contratados os médicos, já que é realizado um Pregão para contratação de uma empresa que vai ficar responsável por gerir o Pronto Atendimento, ela fica responsável pelas contratações, e a Prefeitura não pode contratar quem eles querem a qualquer momento, resumindo da forma como foi dita pelo secretário: “Nós não podemos contratar médicos, pois existe o Tribunal de Contas, e se fizer eu vou preso”, explicando em seguida que isso acontece para evitar que alguma contratação seja feita para beneficiar alguém próximo a um vereador, ao secretário, ou ao prefeito.

Dr. Fernando durante fala na Câmara Municipal (Foto: Renato Gomes)

Diversos assuntos foram tratados e confrontados por alguns vereadores e munícipes ali presentes.


(AQUI o link para a matéria completa)



Já o Dr. Ulisses, Diretor Tecnico do PA, aproveitou para se apresentar para aqueles que ainda não o conheciam pessoalmente, tanto é que uma das questões levantadas pelo vereador Gandinha numa Sessão passada, era justamente o fato dele e de muitas pessoas não saberem quem é o Diretor atual do PA, Dr. Ulisses então aproveitou para explanar essas dúvidas, comentando sobre sua experiência e sua formação.

Dr. Ulisses durante fala na Câmara (Foto: Renato Gomes)

Entre alguns questionamentos dos vereadores e de munícipes, o Vereador Cleber questionou o Dr. Ulisses sobre a possibilidade de se colocar um pediatra no PA.


Em resposta, o doutor disse que existe um pouco de dificuldade em relação a essa questão, pois é preciso fazer uma descentralização do Pronto Atendimento. Se hoje é colocado um pediatra no PA, eles vão fazer com que aumente ainda mais o fluxo de pessoas num local que já está saturado, complicando e atrasando mais ainda o atendimento. Não é uma questão de falta de vontade, mas de logística. O mesmo acaba valendo para a colocação de um atendimento odontológico.


Foram muitos os temas abordados pelo Diretor, AQUI o link para a matéria completa.



Um assunto que chamou a atenção dos munícipes, e em especial aos moradores próximos da entrada da cidade de Jardinópolis como Morumbi, Santa Fé, São Gabriel, São Jorge, que foram surpreendidos com um forte odor que invadia as casas. O cheiro vinha de uma área rural particular próxima a passarela da Rodovia Dr. Arthur Costacurta, onde a pessoa responsável pela área de plantação teria espalhado no local um adubo orgânico conhecido como ‘Cama de Frango’, o que teria criado todo o odor forte que se espalhou por vários bairros na medida que o vento batia.

Área onde teria sido espalhado a "cama de gato" ao lado da passarela da rod. Arthur Costacurta (Foto: Renato Gomes)

Em entrevista, o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Mário Roberto Meloni informou que a preocupação com a contaminação do solo foi descartada, pois se trata de material orgânico, assim como a contaminação com algum córrego, sendo que o mais próximo se encontra a cerca de 200 metros do local.



A última homenageada do ano pela Câmara Municipal foi a professora Teresinha Costa Camara Ferroni recebeu uma homenagem pelos 25 anos de fundação do Colégio Objetivo. A homenagem veio através de uma Moção de Aplausos de autoria do Vereador José Eduardo Gomes Junior (Fofo) que foi aprovada por unanimidade pelos Vereadores, onde se destacava o trabalho da professora pela comunidade ao longo da sua carreira.

Prof. Teresinha recebe homenagem na Câmara (Foto: Renato Gomes)

Ainda em novembro aconteceu a IV Semana Cultural Neco Rosseto, que ao contrário das outras edições, foi realizada por empresa ganhadora de um Pregão Eletrônico, e a Secretaria de Cultura e Turismo de Jardinópolis apenas apoiou e ajudou em alguns momentos.

Essa mudança pelo Pregão é que pode ter sido o responsável pela baixa qualidade do que foi apresentado durante a semana.

Público acompanha show do grupo Originais do Samba na Praça da Matriz (Foto: Renato Gomes)

Apesar de algumas ótimas oficinas terem sido realizadas, a forma como foram conduzidas e a estrutura montada não agradou tanto como nas edições passadas. Assim como o fato da empresa ganhadora não ser de Jardinópolis, poucas atrações culturais foram realizadas por artistas jardinopolenses.


Ao final a grande atração da Semana Cultural foi a apresentação do grupo Originais do Samba no último dia da Semana, esse sendo o dia com maior público dessa edição.


Uma pena que isso tenha acontecido.



DEZEMBRO


O último mês de 2019 começou com a organização do 1º Bazar Beneficente da APAJJ, Associação de Proteção Animal de Jardinópolis e Jurucê. Foram colocados à venda por valores que vareavam de R$0,50 até o máximo de R$20,00 roupas pra todas as idades, tamanhos e sexo, sapatos, itens do lar, bijuterias e brinquedos, todos adquiridos por doações realizadas através de uma campanha realizada durante o mês de novembro de 2019.



Em dezembro chegou ao fim o prazo para o Cadastramento Biométrico. Mesmo com a divulgação grande nas redes sociais e pela imprensa, muitas pessoas deixaram para o último dia, o que gerou uma demora no atendimento e a não possibilidade do mesmo, já que muito não fizeram o agendamento antes.

Urna Eletrônica (Foto: Divulgação)

Um acontecimento belíssimo foi a apresentação do 3º ano do Festival dos Sonhos do Ciranda Viva. Uma noite cheia de emoção, cultura e arte, onde no espetáculo, crianças e jovens que participam do projeto, realizaram apresentações de teatro, dança, e arte circense. O evento contou ainda com a participação do grande artista jardinopolense João Marcilio.

Crianças do Ciranda Viva durante apresentação do Festival dos Sonhos (Foto: Renato Gomes)

A chegada do Papai Noel foi em grande estilo, percorrendo as ruas de Jardinópolis num jipe. O Bom Velhinho foi seguido por uma carretada de caminhões decorados com luzes e temas natalinos até a Praça da Matriz, onde recebeu as crianças num palco.



As duas últimas notícias sobre a Câmara foram a última Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, onde muitos munícipes participaram e apresentaram suas ideias e propostas para acrescentar ao Plano.


Algumas questões que não competiam a aquela Audiência Pública foram levantas pelos munícipes, mesmo assim todas discutidas e anotadas pelo Secretário de Administração e Planejamento, Jorge Saquy Sobrinho, para que fossem avaliadas futuramente e tomadas as providências o mais rápido possível.

Munícipes comparecem na Audiência Pública sobre Plano de Mobilidade Urbana (Foto: Renato Gomes)

Sobre o Plano de Mobilidade Urbana, foi discutido muito o transporte público coletivo, feito por duas linhas de ônibus, gratuitas, mas que segundo os munícipes, muito se atrapalha em relação ao itinerário e a algumas demoras de locomoção. A Polo Planejamento Ltda – ME, empresa ganhadora da Licitação, responsável pelo planejamento, mostrou o itinerário das duas linhas e apresentou possíveis soluções, assim como a própria população. A abertura de novas vias de acesso para alguns bairros também foi bastante discutida, assim como ideias e planos para algumas mudanças na Rotatória do Cristo Redentor.

Além de várias outras ideias e planos de adequação como o aumento do tamanho das calçadas e implantação de mais lombadas e acessos para deficientes também foram bastante discutidos.



Na última Sessão Extraordinária foi aprovado por unanimidade a prorrogação do Refis, Programa de Recuperação Fiscal. O Refis funciona como um programa de renegociação de dívidas de contribuintes com a União. Com ele, é possível reduzir multas e juros, e até mesmo efetuar um parcelamento dos valores devidos.

Última Sessão Extraordinária da Câmara Municipal dos Vereadores de Jardinópolis (Foto: Renato Gomes)

O ideal é que cada contribuinte que tenha dúvidas de como entrar no Refis, vá até a Prefeitura Municipal durante horário comercial.


O prazo agora foi estendido até 29 de dezembro de 2020.


Chegamos ao fim dessa Retrospectiva de fatos e acontecimentos retratados pelo Jornal Mídia Digital durante esse ano de 2019.


Muitos assuntos ficaram de fora, mas tudo de importante que acontece em Jardinópolis e Jurucê vai continuar sendo retratado e noticiado aqui. Nosso compromisso é com a qualidade e a veracidade dos fatos, presando sempre pela verdade e procurando especialistas e fontes confiáveis para levar até vocês, nossos leitores, um material de qualidade.


O Jornal Mídia Digital agradece a todos que nos acompanham, e deseja um próspero e maravilhoso Ano Novo.


Feliz 2020!!!



  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram