• Renato Gomes

Retrospectiva Jornal Mídia Digital 2019

Relembre os fatos, notícias e curiosidades que marcaram o ano de 2019 através do Jornal Mídia Digital

A partir desse ano de 2019 o Jornal Mídia passou a ser 100% online, chamado agora de Jornal Mídia Digital.


Esse novo site entrou no ar em julho e vem semanalmente trazendo noticias e informações, além das redes sociais como facebook (facebook.com/jornalmidiadejardinopolis), instagram (@jornalmidiajardinopolis) e twitter (@MidiaJornal).


Como antes do novo site entrar no ar já existia outro, apresentamos aqui desde Janeiro de 2019 até dezembro de 2019, os fatos, notícias e curiosidades publicados nos sites do Jornal Mídia e Jornal Mídia Digital, além das redes sociais.


RETROSPECTIVA 2019

JORNAL MÍDIA DIGITAL


JANEIRO


Para começar o ano, uma noticia boa do esporte, o atleta ultramaratonista jardinopolense Cleber Castilhano Vilares, o Isbin, participou e concluiu o grande desafio no universo das corridas de rua, a Brazil 135 Ultramarathon.

Isbin durante prova (Foto: Divulgação)

Isbin completou a ultramaratona com o tempo de 39h26min alcançando a 9ª colocação na classificação geral.


FEVEREIRO


Uma arvore centenária caiu na vicinal Aziz Rassi que ligar Jardinópolis a Brodowski, a pista ficou interditada por quase 5h.

Trator trabalhando para remoção da arvore caída (Foto: Renato Gomes)

Ainda em fevereiro, uma jardinopolense venceu o concurso Miss Teen Brasil Natural Beauties 2019, do projeto Quero Ser Miss. Com esse título nacional, a adolescente Maria do Socorro de Araújo Silva se classificou para participar de um concurso internacional.

Maria recebendo o título de Miss (Foto: Divulgação)

Serão dois concursos fora do Brasil em que a Miss poderá escolher participar, o primeiro no próximo mês de março em Buenos Aires na Argentina, e o outro no mês de março de 2020 em Cancún no México.



Uma informação ruim para o mês de fevereiro, foi a confirmação de pelo menos 8 casos de dengue na cidade.



MARÇO


O que mais marcou o mês de março foi o grande incêndio no antigo curtume de Jardinópolis, que na ocasião era uma fábrica de embalagens plásticas. O fogo atingiu a fiação elétrica o que fez com que parte do bairro ficasse sem energia.

Incêndio em Jardinópolis (Foto: Renato Gomes)

Mesmo com a grande coluna de fumaça que podia ser vista de outras cidades, nenhuma pessoa ficou ferida, apesar do grande susto.



Foi apresentado em Audiência Pública na Câmara Municipal o Plano Diretor de Turismo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Turismo de Jardinópolis "COMTUJARD".



Na mesma Sessão da audiência pública, a Coordenadora do PRB Mulher de Jardinópolis, Dalva Cristina Siqueira dos Santos, subiu ao púlpito para prestar uma homenagear as duas únicas vereadoras da atual gestão, Marli Rodrigues Violante Pegoraro (Marli Pegoraro) e Ana Luisa Ortelani Valadares (Prof. Aninha).

Vereadoras recebem homenagem (Foto: Renato Gomes)

Dalva aproveitou para lembrar a todos da importância do Dia Internacional das Mulheres, que é comemorado todo ano no dia 8 de março.



Ainda em março, a Câmara aprovou que fosse destinado mais de 2 milhões para contratação de uma Organização Social para cuidar dos serviços de Pronto Atendimento Municipal, através do Projeto de Lei nº 15/2019 do Executivo.



No mês de março também foi aprovado a criação da Comissão Especial da Saúde pela Câmara Municipal, com o intuito de estudar e obter conhecimento claro da realidade que envolve a questão saúde pública municipal.


Ficou formado a comissão: Presidente Cleber Bicicletaria; Relator André Zanata e Membro Integrante Dr. Samuel.

Vereadores Cleber, Dr. Samuel e André, membros da COmissão Especial da Saúde (Foto: Renato Gomes)

ABRIL


O Juiz Dr. Amauri Vieira Barbosa foi o homenageado, in memorian pela Câmara Municipal e no mesmo dia foi inaugurada a Sala de Leitura que leva o mesmo nome do homenageado.

Inauguração da Sala de Leitura (Foto: Renato Gomes)

A Sala de Leitura Amauri Vieira Barbosa conta com um grande acervo de livros e revistas a disposição de toda a população, ela fica nas dependências da Câmara Municipal.



MAIO


A rotatória Rotatória Henrique Castilhano que fica no cruzamento da Avenida Prefeito Newton Reis com a Rua Vice-Prefeito Octaviano Riul e a Vicinal José Riul, que liga Jardinópolis a Jurucê foi enfim concluída.

ROtatória Henrique Castilhano liberada para o trafego (Foto: Renato Gomes)

No mês de maio foi obtida uma decisão liminar junto à 2ª Vara de Jardinópolis para impedir a instalação do loteamento residencial de quase mil lotes, que faz divisa com o Distrito Industrial, atrás de empresas que ficam na Anhanguera, segundo documentos apresentado pela ação popular contra a instalação do loteamento, o local não seria adequado para instalação de residências, por ser zona de expansão industrial e não foram obedecidas algumas regras do Plano Diretor.



Ainda nesse mês Jardinópolis recebeu uma nova Ambulância do SAMU 192. A nova ambulância foi cedida pelo Ministério da Saúde, através do Ministro Luís Henrique Mandetta como processo de renovação anual e ampliação da frota.

Dr. Fernando, Secretário da Saúde e Dr. João Ciro, Prefeito Municipal de Jardinópolis recebendo a nova ambulância (Foto Assessoria de Imprensa da PMJ)

Foi durante a semana do dia 20 ao dia 25 de maio, aconteceu na Praça João Guimarães, a praça da Câmara Municipal de Jardinópolis, a I Semana do Livro, Literatura e Biblioteca “Dr. João Baptista Berardo”. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jardinópolis, com apoio e ajuda do grupo Amigos das Bibliotecas de Jardinópolis, e foi um sucesso.

Durante a Semana do Livro foi distribuido mais de 3 mil livros para a população (Foto: Renato Gomes)

JUNHO


No final do mês de maio, a senhora Benedita Veloso da Silva completou 100 anos de vida.

Dona Ditinha sendo homenageada (Foto: Renato Gomes)

Dona Ditinha, como é carinhosamente conhecida, foi a primeira morada do bairro Vila Reis, e no começo de junho foi realizado uma homenagem para Dona Ditinha no mesmo local que leva seu nome, Núcleo de Integração Social “Benedita Veloso da Silva”.



Já no final do mês de junho, foi encontrado o corpo de um jovem na lagoa que fica no bairro São Francisco, o jovem tinha apenas 20 anos.

Lagoa do bairro São Francisco (Foto: Renato Gomes)

JULHO


Um fato que foi muito recorrente durante o ano de 2019 foi a falta d’água em diversos bairros da cidade. No começo do mês de julho a bomba localizada na avenida Pedro Brigliadori queimou, isso acabou afetando a vida de vários munícipes de alguns bairros como São Gabriel, Santa Emília, Cidade Nova (parte de cima), São Lucas e Santa Fé.

Caixa d'água do bairro Jardim Morumbi onde queimou a bomba (Foto: Renato Gomes)

Essa mesma avenida Pedro Brigliadori teve na sua parte final iniciado o asfaltamento ainda nesse mês. Foram anos de espera, onde ruas das proximidades também foram asfaltadas.

Inicio do asfaltamento da av. Pedro Briguiadori (Foto: Renato Gomes)

Duas festas foram destaques no mês de julho, o Centenário da Associação Olímpica de Futebol, onde um grande público compareceu ao Campo da Olímpica para assistir ao duelo entre a Seleção Master de Jardinópolis e a Seleção Master Paulista, formada por vários ex-jogadores profissionais que brilharam no futebol nacional, no exterior e até na Seleção Brasileira.

Seleção Master Paulista faz pose antes do jogo (Foto: Renato Gomes)

Outra festa foi o Aniversário de Jardinópolis, completando 121 anos de emancipação, e entre as festividades, aconteceu a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e o show gratuito do grupo Roupa Nova.

Publico lota as arquibancadas para o show do Roupa Nova (Foto: Renato Gomes)

Infelizmente uma noticia triste já no final do mês, o jovem Rian Augusto Rosa faleceu na Santa Casa de Batatais onde estava internado. Rian foi brutalmente espancado na saída da aula em setembro de 2018 e ficou em coma até o seu falecimento. O crime teria sido motivado por ciúmes, os dois acusados pela agressão foram presos na ocasião. Ainda no meio do mês de julho foi realizado uma reconstituição da agressão.

Rian Augusto Rosa (Foto Divulgação / facebook)

AGOSTO


Logo no começo do mês a Câmara Municipal aprovou por 12 votos a favor e 1 contra o Projeto de Lei que visa construção do novo Centro de Especialidades. A medida possibilitará a construção de um prédio adequado e preparado para o atendimento de todas as especialidades médicas oferecidas pelo Município em favor da população. O vereador Lindenilton Ganda (Gandinha) votou contrário ao projeto por entender que o dinheiro poderia ser gasto na contratação de mais médicos.

Atua prédio da Especialidades, junto ao Pronto Atendimento (Foto: Renato Gomes)

Os demais vereadores que aprovaram o projeto justificaram que uma necessidade não deve anular a outra, ou seja, a Prefeitura Municipal tem que melhorar o atendimento médico nas UBS, mas também necessita de proporcionar um local próprio e adequado para o atendimento das Especialidades.



No esporte, o destaque foi o 30° Campeonato de Futsal de Jurucê, conhecido como Jurusal, o grande campeão foi a equipe Amigos do Copo, vencendo por 8x4 a equipe Desacreditados.

Equipe Amigos do Copo recebendo o troféu de campeões do Jurusal 2019 (Foto: Renato Gomes)

Em agosto aconteceu a Semana do Meio Ambiente, foram três dias de conscientização, diversão e cultura para toda a população na Praça da Matriz, uma parceria entre Secretaria de Meio Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEAMA) e a Prefeitura Municipal de Jardinópolis, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores.