• Renato Gomes

Artigo: Mulheres de Jardinópolis sobre as Mulheres

Atualizado: Mar 18

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, convidamos várias mulheres da cidade, das mais diferentes profissões, para falar algo sobre a Mulher. Textos, poesias, frases, cada convidada escolheu a melhor forma de se manifestar. Parabéns as Mulheres do mundo, em especial as nossas jardinopolenses

Publicamos cedo um artigo contando um pouco de toda a luta das mulheres através da história, no Brasil e no mundo todo.


Hoje, dia 8 de março de 2021, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, convidamos algumas mulheres de Jardinópolis para falar um pouco sobre as Mulheres.


Cada texto é participar, sendo artigo, frase, poesia, ou qualquer outra forma para falar delas mesmo, ou de outras mulheres.


Agradecemos a cada uma por participarem, e desejamos um feliz Dia Internacional da Mulher, um parabéns a todas as mulheres de Jardinópolis e do mundo.

Aline Arango

Atriz, Contadora de Histórias, Arte Educadora, Locutora e Graduanda em Fonoaudiologia pela USP de Ribeirão Preto


Falar do dias das mulheres é falar de uma luta incansável por igualdade seja ela de gênero, salarial, até mesmo a igualdade de ir vir.


Queremos andar sozinha se ser desrespeitada e assediada a cada esquina.


Em nome de todas as Fridas, Simones, Dandaras, Marias, mulheres empoderadas e revolucionárias.


Lutamos por mais mulheres nos espaços de poder, seja na política, no ramo empresarial, a luta para que as mulheres queiram e possam ser o que elas quiserem, assim como Simone de Beauvoir escritora, feminista e filósofa ressalta em sua obra, O segundo Sexo, “Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância

Alessandra Miranda Cilli

Mãe, pedagoga e Biblioativista


'Traços'


quem são elas

que cheias de amor

ramificam-se?


vasos saindo do coração

brotando vida distribuindo-se

para levar amor a tudo que lhes conecta


quem são?


vejo folhas delicadas caídas ao chão

como podem, mesmo sem folhas,

tão vivas?


mas quem são elas

que carregam absurdos

esperando o novo mundo

enquanto protegem quem abraçam?


quem são elas

que sustentam nos ombros

os escombros da vida

e que no declínio do mundo

em preto e branco

refugiam-se em cores

para brincar de arco-íris

e ensinar que a vida

pode ser bela?


também não sei quem são,

podem ser tantas coisas,

mostram-se tão importantes

fazem do aconchego

uma forma de calor

neste pedaço de planeta.

quem são?

por que falta registro e reconhecimento da

participação na história

não são invisíveis!


Culpa dos olhos insensíveis

ou são tão grandes

que não cabem neste mundo

Dalva Cristina Siqueira dos Santos

Assistência Social, Vereadora da Câmara Municipal de Jardinópolis-SP


Nesta data tão especial e significativa para nós mulheres o que posso dizer é que você tem valor! Valorize a pessoa que você é! Vamos praticar a sororidade, que é a união entre as mulheres e acabar com essa rivalidade que nos foi imposta.


Estude, trabalhe, se valorize pois o seu valor excede o de finas jóias. Viva, Mulher!

Marli Pegoraro

Vereadora da Câmara Municipal de Jardinópolis-SP


Acredito que ser mulher é um grande presente e uma grande missão.


Somos mil em uma, capazes de cumprir com maestria nosso papel em qualquer área.


Carregamos conosco toda força e também toda graça. Seguimos nosso caminho com muito enfrentamento, vigor, garra e dedicação.


Somos abençoadas!


Como vereadora, me sinto muito honrada por ter sido escolhida pela segunda vez para representar também as mulheres da nossa cidade.


Espero que eu possa cada dia mais ajudar a dar eco à voz de todas as mulheres, contribuindo para a representatividade, o fortalecimento e o empoderamento de todas.

Com a força de Deus para continuar enfrentando os obstáculos e dificuldades que aparecerem nesta jornada.


Meus parabéns a todas as Mulheres!


Juntas somos imbatíveis e todos os dias são nossos!!!

Adriana Pereira Gerosa

Professora


Toda mulher tem no seu íntimo uma magia própria de fazer acontecer, de dar um jeito, de dar um colo, de fazer bem feito com Amor!


Oficialmente o Dia Internacional da Mulher é uma data que simboliza a luta histórica de nós mulheres para sermos respeitadas e que a sociedade entenda que a diferença entre os sexos existe porém ambos são capazes de realizar qualquer função!


Feliz dia à todas as mulher!!



Angela Pisani

Lojista


Neste dia de tantas homenagens, que seja um tempo mais que especial em sua vida, somos tantas, de raças, cor e sorrisos únicos!


Neste dia te convido a olhar para esta mulher incrível que você é, que possamos dar o que temos de melhor, a nossa essência de amor!!


Nisto somos insubstituíveis!





Cátia Fiacadori Silva

Professora


A Constituição de 1824 garantiu o direito ao voto aos homens, mas as brasileiras só tiveram essa garantia em 1932. Em 1879, o governo permitiu mulheres nas faculdades do país, mas com consentimento dos pais ou maridos. Já no Censo da Educação Superior de 2018, feito pelo INEP, as mulheres eram maioria nas faculdades. Segundo o IBGE (1999), a participação feminina no mercado de trabalho saltou de 14,6% em 1950 para 40,4% em 1997. Esses dados mostram algumas particularidades da trajetória das mulheres em busca da igualdade de direitos, processo irreversível e contínuo. Avançamos, mas precisamos ir além. Por isso, é preciso repensar as relações de trabalho, práticas sociais, dinâmicas familiares, políticas públicas. A data de hoje é momento de comemorar: parabéns, mulherada! É também momento de reflexão e conscientização: não se esqueçam, somos autoras e protagonistas da nossa história.

Alessandra Barbosa

Fotografa e repórter


Dona de Mim! A liberdade de ser, poder, fazer, buscar. Ser Mulher significa muito mais que uma palavra no dicionário! Anos de lutas e engajamento político permitiram que ela expandisse o “indivíduo do sexo feminino” e carrega-se consigo infinitas possibilidades e liberdades. Uma mulher pode ser tudo, mãe, dona de casa, faxineira, advogada, policial, professora, juíza, fotografa, repórter, médica, infinitas as profissões que desejar, se defini com seu potencial e caráter. Somos donas de sí, carregamos relatos de inúmeras mulheres que não se deixaram definir por padrões, rótulos e buscaram a própria felicidade, onde quer que estejamos. Importante dizer também que são as mulheres que estão na linha de frente no combate à covid-19, dando seus dias de luta, deixando seus filhos em casa, esposos, familiares em geral, lutando contra seu próprio psicológico, enfrentando a dor das perdas que infelizmente acontecem, também claro agradecendo a Deus por um dia a mais em seu calendário, com coragem, fé, dedicação, amor pela profissão. Por mais que digam o contrário e por mais que digam que somos o sexo frágil, nós aguentamos muita coisa... E aguentamos firme! Somos capazes de cuidar da família, trabalhar fora e ainda cuidar da casa. E ainda cuidamos de tudo isso com maestria, sorrindo e amando. Isso nunca poderia ser digno de um sexo frágil. Somos mulheres! Parabéns a todas as mulheres pela data. Parabéns guerreiras.

Giovana Thomazini

Comerciante(Sorveteria)


Todas as mulheres no mundo carregam no peito a tatuagem da força, e todas são paz, são luta, são braço e são desembaraço...


Todas vocês mulheres, são a meta do firmamento, são a esperança. Vocês são e dão a vida!

Vocês são o sorriso do universo, e este faz ricochete e atinge a todos...


E esse é o nosso ser... Mulher!


Parabéns pelo nosso dia!


Ana Luisa Ortelani Valadares

Professora e Secretária da Cultura e Turismo de Jardinópolis-SP


MULHERES


Amem...


Sonhem muito...


E não desistam de cada um dos seus sonhos.


Somos assim...


Nos fortalecemos com as conquistas daquilo que nos foi negado historicamente, e lutamos pelas tantas outras que ainda precisamos alcançar.


Somos resilientes o suficiente para convertermos o ostracismo que vivemos durante séculos, em pérolas libertadoras existentes dentro de cada uma de nós.


Que a reflexão e a conscientização sobre nossos Direitos seja uma constante em nossas vidas.


Desejo as MULHERES:


Energia e paixão pela vida, autoconhecimento para projetar melhor seu emocional, liberdade e autenticidade, confiança e determinação, orgulho dos seus próprios talentos e a certeza de que não, não precisamos ser perfeitas em tudo.


Fujamos desses padrões de perfeição e tenhamos mais sororidade umas com as outras.

Para todas as MULHERES nesse dia especial, um feliz todo dia.

Ivanice Maria Cestari Dandaro

Farmacêutica, Doutora em Fármacos e Medicamentos

Secretaria de Saúde de Jardinópolis-SP


Nesse dia, focalizo, você, mulher, em uma merecida homenagem. E é exatamente a candura, o encanto e a capacidade impressionante de doar-se que devemos valorizar nesse momento de exímios desafios. A sociedade de todos os tempos não sobreviveria sem a capacidade renúncia e de adequação da mulher por efeito da sobrevivência dos sentimentos que lhes são talentos divinos.


A educação da família pelas vibrações morais da autoridade materna, é a fonte dadivosa do carácter, da hombridade e da justiça.


Mulher, você é exemplo de amor.


Meus parabéns se dispõe à aquelas figuras que carregam em si tamanha responsabilidade, com esmero e perseverança.

Camila Marcheto de Sousa

Enfermeira


Neste dia internacional da mulher gostaria de compartilhar a palavra SORORIDADE!

“Sororidade significa uma união entre as mulheres apoiada na empatia e companheirismo que busca alcançar e manter relacionamento e atitudes positivas entre elas. Dessa forma, as mulheres se juntam e se apoiam sem julgamentos a favor da igualdade de gêneros.”


SEJA CORAJOSA

SEJA AUTÊNTICA

SEJA VOCÊ...


"Brindemos pelas loucas,

pelas desajustadas,

pelas rebeldes e arruaceiras,

pelas que não se encaixam,

pelas que vêm as coisas de um modo diferente,

pelas que não gostam de regras e não respeitam o status quo.

Podem denunciá-las, não estar de acordo,

glorificá-las ou vilipendiá-las,

mas o que não podem fazer é ignorá-las.

Porque elas mudam as coisas,

empurram para frente a condição humana.

Enquanto alguns as veem como loucas,

Nós vemos o gênio delas,

porque as mulheres que se acreditam tão loucas

como para pensar que podem mudar o mundo são as que o fazem.


-Jack Kerouac-"

Bruna Dutra Saquy

Jornalista


“Eu te digo o que liberdade significa para mim: liberdade é não ter medo.” - Nina Simone


Que nós mulheres tenhamos poder sobre nós mesmas, confiança para que, unidas, livres e sem medo, tenhamos nossas vozes ouvidas, nossos direitos garantidos, nossos corpos e dignidade preservados e que todos os espaços que quisermos, por mérito próprio, sejam por nós ocupados.

Seguimos nessa jornada incansável exigindo respeito e igualdade.

Parabéns a todas nós!

Uma última homenagem feita por duas mulheres:

arte/artista: Ana Ferreira

técnica : tela corpo

modelos: AlêMiranda e Ana Ferreira


a dor da empatia


atravessou

o

mundo

vestida

com

arte


ou não


muitas são as notícias que me golpeiam diariamente. a mulher culpada por ser violentada e humilhada e o rico branco "absolvido", foi um desses golpes. são muitas as violências contra as mulheres. e quanto mais pobre e mais negra, maior o agravamento das violências. me afeto, sinto dor real na carne e dor da empatia.


não

enxergam

pelo

avesso

da

pele


queria andar pelo mundo calmamente, cabelo ao vento e calor do sol esquentando minha pele coberta minimamente. não posso, algumas podem menos ainda porque não carregam essa pele pálida, não podemos. planejei uma caminhada tranquila e silenciosa, mas é impossível, não cabe dentro de mim o grito das dores de tantas, somos conectadas, os gritos vibram, fecham meu sorriso e serram meus dentes. nos pedem traje a rigor, de respeito e meiguice, mas querem vestir o pedaço de gente como e quando convém. algumas se vestem de arte para atravessar o mundo, outras caminham caladas carregando nos ombros os escombros da vida, outras tantas não passam, não são e nem vão, são interrompidas. eu? sou barulhenta!


visto-me

da

doída

poesia

para

travessia


olhem bem, até em silêncio, meus olhos, o meu corpo, gritam!

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.

0 comentário