top of page
  • Renato Gomes

CRAS de Jardinópolis disponibiliza local para pessoas em situação de rua passarem as noites frias

Ainda que no local possa receber até 5 pessoas por noite, alguns se recusam a ir até o local, preferindo ficar nas ruas

Com a chegada do frio mais intenso, as pessoas que vivem em situação de rua acabam sofrendo muito, por falta de local adequado para se protegerem do frio, ou mesmo de cobertores e agasalhos.


O CRAS, ou Centro de Referência da Assistência Social, disponibilizou um local para que essas pessoas possam passar as noites com um pouco mais de dignidade, além de ficarem protegidas do tempo frio.


Não existe um número fixo de pessoas em situação de rua em Jardinópolis, esse número é rotativo, várias pessoas em situação de rua passam pelo município e logo vão embora. Por isso a dificuldade em definir um número exato. Atualmente as pessoas em situação de rua que estão no município possuem família em Jardinópolis, porém não possuem contato com seus familiares, devido a quebra do vínculo pelo uso de drogas, e álcool. Hoje os que estão em situação de rua, nas redondezas entre a praça matriz local, velório e rodoviária, são aproximadamente 5.


Entramos em contato com a Secretária Municipal de Assistência Social, Keyla de Souza Gava, que nos contou como vai funcionar esse local.


"A escolha do local foi pensada para que fosse um ponto estratégico na cidade onde todos pudessem ter acesso nesse momento de frio intenso. Pode ser que exista uma mudança do local, mas por enquanto, o acolhimento será feito nessa casa de referência que é de propriedade da prefeitura municipal de Jardinópolis", comentou Keyla.


Além de um teto sobre suas cabeças para passar a noite, está sendo disponibilizando a partir de desta quinta-feira (1º) o banho, itens de higiene (sabonete, escova de dentes e pasta de dente), cobertores, bem como o café da manhã, que será servido as 7h do dia seguinte a estadia, antes do encerramento.

Colchões disponíveis no local. (Foto: Renato Gomes)

Segundo a secretária, hoje podem ser acolhidas 5 pessoas, com horário de entrada das 19h às 20h e saída das 7h às 8h do dia seguinte, o abrigo fica na Rua Américo Salles 721.


"A secretaria de assistência social sempre se sensibilizou com as pessoas em situação de rua no município, nossos assistentes sociais, equipe do CRAS e do CREAS, sempre estivem na linha de frente auxiliando e amparando da melhor forma possível. A comissão dos vereadores (Dalva, Caio e Leandro) tem nos auxiliado nas discussões e estratégias e estão sendo de fundamental importância no início do serviço que começará a ser ofertado pelo município." Complementou Keyla.


Na noite da última quarta-feira (30), acompanhamos o vereador Leandro Moretti (PODE), um dos representantes da Comissão Temporária Especial de Assuntos Relevantes, da Câmara dos Vereadores, comentada acima pela secretária Keyla, enquanto ele entregava alguns potes de sopa quente e cobertores para algumas dessas pessoas que insistem em passar as noites na rua, mesmo com um local destinado a elas.

Sopa quente e cobertores adquiridos por doação. (Foto: Renato Gomes)

Conversando com uma dessas pessoas, que não vamos identificar aqui, ela nos disse que preferia ficar na rua mesmo, isso também aconteceu com a secretária Keyla, ao tentar convencer um casal que atualmente está na Praça N.S. Aparecida, os dois preferiram ficar ali, e não quiseram ir até o abrigo.


Quem quiser, e puder, ajudar com alguma doação, procure o CRAS de Jardinópolis na rua Silva Jardim, 204, ou o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, na rua Silva Jardim, 179.

 

Fotos: Renato Gomes

Foto capa: Internet / Divulgação


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas



0 comentário
bottom of page