• Renato Gomes

Editorial: Mais de 100 óbitos em Jardinópolis pela Covid-19

No início desta semana, a cidade de Jardinópolis registrou oficialmente 100 óbitos pela Covid-19. Confira aqui os principais fatos e a progressão da pandemia pelo mundo, e como Jardinópolis foi atingida e números até agora

Só nos primeiros 4 meses de 2021 já são 50 novos óbitos, sendo que em 9 meses de 2020 foram 58 óbitos, se seguir essa progressão, e o descaso de muita gente ainda continuar, quando chegar em setembro de 2021, poderemos ter em Jardinópolis, aproximadamente 112 novos óbitos, batendo 220 no total.


O primeiro caso conhecido da Covid-19, o novo coronavírus, remonta a dezembro de 2019 em Wuhan, na China. Em 20 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o surto como Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional e, em 11 de março de 2020, como pandemia.


No Brasil, o primeiro caso confirmado foi em 26 de fevereiro, em São Paulo. No mesmo mês, começaram as primeiras ações governamentais ligadas à pandemia da Covid-19, com a repatriação dos brasileiros que viviam em Wuhan, cidade chinesa epicentro da infecção. Desde então, a pandemia e as ações governamentais foram variadas, com reduções e aumentos no número de casos, medidas como lockdown e também o início da vacinação em algumas localidades.


Em janeiro de 2020 foi confirmado o primeiro óbito em consequência da Covid-19, um homem de 61 anos, na China.


A partir de meados de janeiro de 2020, ocorreram os primeiros casos confirmados fora da China continental. O primeiro caso confirmado fora da China foi na Tailândia, em 13 de janeiro. Após isso, casos da doença foram confirmados no Japão (16 de janeiro); Coreia do Sul (20 de janeiro); Taiwan e Estados Unidos (21 de janeiro); Hong Kong e Macau da China (22 de janeiro); Cingapura (23 de janeiro); França, Nepal e Vietnã (24 de janeiro); Malásia e Austrália (25 de janeiro); Canadá (26 de janeiro); Camboja (27 de janeiro); Alemanha (28 de janeiro); Finlândia, Emirados Árabes Unidos e Sri Lanka (29 de janeiro); Itália, Índia e Filipinas (30 de janeiro); Reino Unido (31 de janeiro).


Em 26 de fevereiro de 2020, o Brasil teve seu primeiro caso confirmado, um homem de 61 anos de São Paulo, que tinha retornado ao país após uma viagem à Itália.


Em 12 de março de 2020 se registrou o primeiro óbito no Brasil, uma paulistana de 57 anos.


Em Jardinópolis o primeiro caso confirmado da Covid-19 foi no dia 3 de abril de 2020, até aquele dia já eram pelo menos 21 casos suspeitos na cidade.


No final de abril 2020, já eram 15 casos confirmados, e no dia 28 de abril se confirmou o primeiro óbito em Jardinópolis, uma mulher de 65 anos.

Boletim divulgado pela Prefeitura de Jardinópolis (28/04/2020)

Tanto os novos casos confirmados, como os óbitos, começaram a subir aos poucos na cidade, os primeiro decretos começaram a surgir, e pelo menos, no início, a população ajudou bastante seguindo a risca as regras determinadas de distanciamento, como não se aglomerando, saindo apenas se for necessário, e o uso contínuo de mascaras e álcool em gel.


Entre agosto e setembro de 2020 foi o período correspondente de um mês a outro, até então, com mais casos novos foram registrados, sendo 229 novos casos, sendo ali um total de 769 casos registrados até então. Até aquele momento já eram registrados 46 óbitos, no período de 6 meses desde o primeiro caso registrado na cidade de Jardinópolis.


Curiosamente, nesse período se iniciaram aos poucos os movimentos para campanha política de 2020, e os números começaram a cair, em comparação a outros meses, chegando a ser registrado entre novembro e dezembro, 74 novos casos, chegando a um total no final do ano de 2020, de 1.176 casos confirmados, e um total de 58 óbitos.

Print. do Boletim divulgado pela Prefeitura de Jardinópolis sem a arte, apenas as informações em sua página no facebook (31/12/2020)

Ainda sobre os óbitos ocorridos em 2020, a maior quantidade confirmada no período de um único mês, foi entre junho e julho, com 15 óbitos.


2021 começou com a esperança das vacinas, mas infelizmente, pelos números aparentemente baixando dos casos, muitas pessoas passaram a relaxar o distanciamento, inclusive os decretos municipais e estaduais, com reabertura de boa parte do comercio.


O resultado disso foi o que muitos chamam hoje de segunda onda.


Muito causado pelo descaso nas campanhas eleitorais, com políticos aglomerando com populares, muitas vezes sem mascara, e mesmo durante o dia da eleição, ou ainda, durante as festas de fim de ano, como apontado AQUI pelo Jornal Mídia Digital, numa postagem no facebook, mostrando a sujeira causada pelas pessoas que comemoraram o Ano Novo, em plena pandemia, numa avenida da cidade de Jardinópolis.


Outro momento de grande aglomeração, foi nas festividades do carnaval, mesmo que a Prefeitura Municipal de Jardinópolis não tenha realizado um evento para a população, houve relatos de inúmeras festas clandestinas, e grandes aglomerações durante esse período, sem contar a pulação que viajou para praias que já estavam com um surto grande da Covid-19, e retornaram para a cidade.


Resultado disso tudo, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, foram registrados 292 novos casos confirmados, um novo recorde dentro do período de um mês até então, sendo até o final de janeiro, tendo 1.468 casos confirmados.


Os óbitos também voltaram a subir, com janeiro fechando o mês com um total de 62 óbitos, 4 novos nesse período.


Mas o pior ainda estaria por vir, quando Jardinópolis passou de 2 mil casos confirmados, entre fevereiro e março de 2021, foram registrados 336 novos casos confirmado, num total de 2.039. Nesse mesmo período faleceram 16 pessoas em consequências da Covid-19, chegando ao total de 87 óbitos até então.


Agora, entre 1º de março de 2021 e a data de hoje, 30 de abril de 2021, são 607 novos casos confirmados, num total de 2.646 confirmados.


Com esse resultado assustador, e cada vez mais crescente, Jardinópolis chegou no dia 26 de abril de 2021, a 101 óbitos, hoje (30) já são 108 no total, sendo 21 novos óbitos nesse período, batendo dois recordes, maior número de novos casos confirmados e de óbitos, num período de um mês.


No último dia 28 de abril de 2021, completou 1 ano do primeiro óbito em Jardinópolis, em consequências da Covid-19, nesse mesmo dia eram registrado 2.557 casos confirmados até então, e 105 óbitos.

Boletim divulgado pela Prefeitura de Jardinópolis (26/04/2021)
Boletim divulgado pela Prefeitura de Jardinópolis (28/04/2021)
Boletim divulgado pela Prefeitura de Jardinópolis (30/04/2021)
Gráfico com o número de casos confirmados por mês. (Arte: Jornal Mídia Digital)
Gráfico com o número de óbitos confirmados por mês. (Arte: Jornal Mídia Digital)

Existem inúmeros relatos, fotos e vídeos, de aglomerações acontecendo quase que diariamente em Jardinópolis, sem contar aqueles vistos a olhos claros, nas ruas, avenidas, totalmente contrário do que dizem os decretos. O resultado disso tudo, além do óbvio aumente de novos casos e de óbitos, é a piora na situação dos comércios e comerciantes da cidade, que pagam o pato pela irresponsabilidade de parte da população.


Estamos aqui juntando todas as informações sobre os recursos destinados ao combate da pandemia do coronavírus á Prefeitura de Jardinópolis, assim como todo o gasto feito até o momento, para uma melhor explicação sobre muitas dúvidas, e as vezes, mentiras e fake news espalhadas pelas redes sociais.


Assim que tiver tudo pronto, publicaremos aqui.


No máximo, se cuidem, usem máscara, álcool em gel, não se aglomerem, saiam apenas se for necessário, e se você for trabalhar, se cuide também, se todos nós ajudarmos de verdade, podemos sair dessa.


Obrigado em nome do Jornal Mídia Digital a todos os profissionais de saúde, que nos tem atendidos com todo cuidado e carinho, vocês são nossos heróis de verdade.

Foto e arte capa: Renato Gomes

Fonte: Prefeitura Municipal de Jardinópolis

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas



0 comentário