top of page
  • Renato Gomes

Fila na Caixa Econômica de Jardinópolis

Pessoas se aglomeram em fila para tentar realizar o saque do auxílio emergencial.

Nesta quinta-feira (30), mais de três milhões de brasileiros vão receber R$ 600,00 do auxílio emergencial. Apesar do banco seguir calendário específico de pagamentos, muitas pessoas acabaram enfrentando longas filas nas portas das unidades bancárias. Desta vez, o saque está disponível para os nascidos em julho e agosto.

  • 30 de abril – nascidos julho e agosto

  • 4 de maio – nascidos em setembro e outubro

  • 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro


Mesmo assim, uma fila se formou na frente da Caixa Econômica de Jardinópolis, as pessoas foram até o local desde o começo da manhã desta quinta-feira. A fila chegou a dobrar a esquina das ruas Cel. José Theodoro e Rui Barbosa e chegar até a rua Silva Jardim, na parte de trás do quarteirão.


Segundo informações, durante a manhã, funcionários da fiscalização da Prefeitura Municipal e da Vigilância Epidemiológica, juntamente com o apoio de uma viatura da Polícia Militar, foram até o local para tentar ajudar a organizar a fila, explicando as pessoas sobre o espaço de 2 metros entre elas e o uso de máscara.


Pessoas que estavam no local comentaram que só nesse momento houve uma organização e uma orientação para as pessoas que estavam na fila, mas que o banco tinha apenas um funcionário na porta controlando a entrada, para evitar aglomerações.


Segundo consta no Decreto Municipal nº 6109/2020, no Art. 5º, inciso II, Bancos são considerados atividades essenciais, e é permitido o seu funcionamento, desde que atendam às recomendações da OMS e do Ministério da Saúde e às medidas impostas por esse decreto.


Ainda no Art. 13º, diz o seguinte: "Todo estabelecimento onde se verificarem a formação de filas deverá ser designado um responsável pela sua organização, higienização das mãos e distanciamento entre as pessoas."


Por mais que um funcionário estava na porta, pessoas relataram que nenhum outro funcionário teria ido ajudar na organização da fila, no máximo no começo, quando o banco abriu suas portas.


Lembrando que as pessoas também devem seguir o Decreto, onde se indica justamente o distanciamento entre elas de 2 metros e o uso obrigatório de máscara nas filas.


Entramos em contato por telefone com o Gerente da Caixa Econômica, mas até a publicação desta matéria não tivemos retorno.


ATUALIZADO

Em resposta, a Vigilância Epidemiológica nos passou a seguinte informação:

"A fiscalização sanitária em parceria com a fiscalização tributária e polícia militar, tentou sem sucesso, fazer o distanciamento entre as pessoas. A instituição foi autuada e deverá adotar imediatamente, sob pena inclusive de multa diária, a providenciar as medidas descritas no Decreto Municipal."


Fila e aglomerações na frente da Caixa Econômica de Jardinópolis. (Foto: Renato Gomes)
Fila chegou a dobrar a esquina das ruas Cel. José Theodoro e Rui Barbosa. (Foto: Renato Gomes)
Final da fila chegou a ser na rua Rui Barbosa. (Foto: Renato Gomes)

0 comentário
bottom of page