• Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram
  • Renato Gomes

Incêndio consome área de transição entre Serrado e Mata Atlântica em Jardinópolis

Fogo começou por volta das 13h desta sexta-feira (4). Boa parte da mata foi consumida pelas chamas, mas o incêndio já foi controlado com a ajuda de equipes da SEAMA e do DAE

No começo da tarde desta sexta-feira (4), por volta das 13h, os moradores dos bairros Jardim das Oliveiras e Jardim Bandeirantes, em Jardinópolis, perceberam a grande quantidade de fuligem que caia sobre suas casas. Infelizmente nessa época do ano, devido ao calor intenso e a seca em algumas regiões, é quase comum acontecerem queimadas naturais em algumas matas, mas dessa vez, pelo que contam alguns moradores, a queimada não foi tão acidental assim.


A mata, uma área de transição entre Serrado e Mata Atlântica, que fica na avenida Prefeito Newton Reis, próximo a rotatória que divide com a av. Quintino Facci, no meio desses dois bairros, pegou fogo. Segundo informações, muitas pessoas acabam despejando móveis velhos, pneus e todo tipo de entulho no local, e algumas vezes ateiam fogo nesses materiais, isso não seria um caso isolado, sendo que diversas vezes os moradores de ambos os bairros já fizeram denúncias nas redes sociais sobres tais atos.


Segundo a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEAMA), não foi a primeira vez que um foco de incêndio se origina nesse local.


No começo dessa semana outro pequeno foco foi controlado rapidamente, antes que fizesse mais estragos.


Acontece que nesse momento não se tem certeza de como o fogo se originou.


O Departamento de Água e Esgoto (DAE) e a SEAMA de Jardinópolis, enviaram caminhões pipa até o local para ajudar no controle das chamas.

Até o fechamento dessa matéria as chamas já estavam quase completamente apagadas, restando ainda pequenos focos, mas sem o perigo de se alastrarem mais ainda.


A SEAMA pede apoio a todos os munícipes para não atearem fogo próximo das matas, principalmente nessa época mais seca.

Fotos: Renato Gomes


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.


  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram