top of page
  • Renato Gomes

Região de Ribeirão Preto retrocede em plano de retomada e pode voltar a fechar o comércio

Jardinópolis é uma das cidades que pode voltar a fechar o comércio. Anuncio foi feito pelo governador Doria durante coletiva na manhã desta quarta-feira (10).

O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta quarta-feira (10), o fechamento do comércio na Região de Ribeirão Preto, o que inclui a cidade de Jardinópolis, que agora é considerado fase 1 dentro do Plano São Paulo.

Mapa com a situação do estado de São Paulo apresentados nesta quarta-feira (10)

Segundo o governador, a cidade de Ribeirão registrou piora nos índices monitorados pelo governo, especialmente no tocante ao número de mortes e de casos, e deve voltar para a primeira fase da quarentena.”Estudos apresentados apontavam que os casos estabilizariam na região metropolitana e aumentaria no interior do estado. Foi exatamente o que aconteceu. Claramente, temos um aumento de casos em regiões de Barretos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto”, afirmou o governador João Dória (PSDB).


Portanto, estabelecimentos que estavam autorizados a reabrir, com restrições, desde o último dia 1º, terão de voltar a fechar as portas nos 26 municípios que fazem parte da Diretoria Regional de Saúde XIII (DRS). As cidades são:


Altinópolis; Barrinha; Batatais; Brodowski; Cajuru; Cássia Dos Coqueiros; Cravinhos; Dumont; Guariba; Guatapará; Jaboticabal; Jardinópolis; Luís Antônio; Monte Alto; Pitangueiras; Pontal; Pradópolis; Ribeirão Preto; Santa Cruz Da Esperança; Santa Rita Do Passa Quatro; Santa Rosa De Viterbo; Santo Antônio Da Alegria; São Simão; Serra Azul; Serrana; Sertãozinho.


O prefeito de Ribeirão Preto Duarte Nogueira (PSDB), notificou sobre um aumento no número de casos positivos e óbitos na cidade, além de 75% de ocupação em leitos exclusivos para pacientes com sintomas de Covid-19, números que motivaram o retrocesso, de acordo com os levantamentos do Plano São Paulo. Na região, nenhum município alcançou os indicadores para a fase 3, onde é permitida a reabertura de bares e restaurantes.


Em Jardinópolis desde a publicação do Decreto Municipal nº 6139/2020 no dia 29 de maio sobre a reabertura, o número de casos confirmados subiu de 40 para 67, e os óbitos de 3 para 5.


A quarentena no estado de São Paulo, que acabaria nesta segunda-feira (15), foi adiada novamente, agora com previsão para acabar no dia 29 de junho.


ATUALIZADO

A Prefeitura Municipal de Jardinópolis divulgou durante esta tarde um novo Decreto que mantem as coisas como estão até o dia 28 de junho, não seguindo a recomendação do governo do Estado. Confira o decreto clicando AQUI.


Plano São Paulo

O Plano São Paulo, criado pelo governo para a “retomada consciente” avalia os municípios dentro de cinco etapas, que baseiam a flexibilização da quarentena no estado. O Plano classifica as regiões de acordo com os dados levantados pela Secretaria de Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.


São utilizadas para a classificação de um município dentro do Plano o número de mortes, novos casos de internação, a taxa de leitos de UTI disponíveis e o total de leitos a cada 100 mil habitantes.


Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais. Esta é a fase que a Região de Ribeirão Preto está classificada no momento.


Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições.


Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores.


Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3.


Fase 5, azul: “Normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

 
0 comentário
bottom of page