top of page
  • Renato Gomes

Bosque Municipal completa 7 anos

Inaugurado em 2014, o Parque Ecológico “José Piassa” passou por altos e baixos, e hoje está fechado por decreto em decorrência da pandemia de coronavírus

7 anos atrás, no dia 5 de agosto de 2014, era inaugurado em Jardinópolis o Parque Ecológico “José Piassa”, ou Bosque Municipal, como ficou mais conhecido.


Na época, a obra que durou 5 anos para ser entregues, havia se iniciado logo no primeiro ano do primeiro mandato do então prefeito José Jacomini (Cidadania), em 2009, mas só fora finalizado no primeiro ano do segundo mandato, em 2014.

Inauguração do bosque em 2014. (Foto: Acervo Jornal Mídia Digital)

O bosque fica na rua Luis Scridelli, ao lado da nova Escola do SESI, no bairro Cidade Nova.


Na época, como noticiado na edição impressa do Jornal Mídia do dia 9 de agosto de 2014, o investimento teria ficado em torno de 300 mil reais, e a área, antes abandonada, ganhou iluminação, alambrado cercando todo o terreno, bebedouros, quiosques e pista asfaltada para caminhadas.


De 2014 até agora, muita coisa aconteceu, o bosque permaneceu aberto durante um período, foi fechado em outro, depois reaberto. Em 2018, o parque que estava funcionando normalmente, era novamente motivo de matéria do impresso do Jornal Mídia. Em janeiro daquele ano noticiava-se o medo de alguns moradores com usuários de drogas que ficavam no local escondidos.

Entrada do bosque em 2018. (Foto: Acervo Jornal Mídia Digital)

Na época, segundo a assessoria de imprensa relatou naquela matéria, o bosque ficava aberto 24h, mas era sempre feita manutenção, com os passeios sendo varridos e as arvores podadas.


Hoje, em 2021 encontramos uma situação diferente.


O portão está fechado com cadeado, e mesmo assim existe entulhos de lixos dentro do bosque, facilmente visíveis pelo lado de fora. Numa das “esquinas” no bosque, bem ao lado a escola do SESI, onde originalmente seria construída uma rua, o alambrado está no chão, o que facilita a entrada de qualquer um no local.

Entrada do bosque fechada por decreto (Foto: Renato Gomes)
Parte do alambrado derrubado. (Foto: Renato Gomes)

Outra questão que encontramos é que nessa mesma “esquina”, existe um monte de terra entre o espaço do bosque e da escola, que chega quase na altura do muro do SESI, onde inclusive encontramos o próprio arame farpado do muro da escola cortado, o que aparentemente facilita a entrada de pessoas no local.

Monte de terra com entulho ao lado do SESI. (Foto: Renato Gomes)
Arame farpado cortado do muro do SESI. (Foto: Renato Gomes)

O vandalismo é o principal problema do local, muitas pessoas simplesmente estragam as coisas.


Conversamos com o Secretário da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Robson Luiz Paim, sobre a situação do bosque e o que podemos aguardar no futuro.


Segundo o Robson, o local precisa ser preservado, pois é uma área de mata nativa, e o local só está fechado hoje para visitação por conta de um dos decretos municipais em decorrência da covid-19.

(Foto: Renato Gomes)

Ainda segundo o secretário, seria interessante realizar atividades pedagógicas, com visitação de alunos para desenvolvimento da parte científica e ecológica.


Existe no local, bem ao laco da entrada do bosque, uma casinha de cães feita pela população para abrigar os animais de rua, onde os munícipes mantem sempre alguma comida e bebida para esses animais, segundo o Robson, ele já inclusive pediu para que fosse feita uma melhoria nessa casinha, construindo uma de alvenaria.

Casinha des cães. (Foto: Renato Gomes)

A ideia é manter o local sem interferência direta na mata em si, mas trabalhar com a conscientização da população para não sujarem com descarte de lixo e contra o vandalismo.


Sobre a reabertura do bosque para a população, é preciso esperar um novo decreto elaborado junto do comitê da covid-19 de Jardinópolis, sem previsão até o momento.

 

Foto capa: Renato Gomes


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.

0 comentário
bottom of page