Durante Sessão tumultuada, o vereador Xoto foi escolhido o novo Presidente da Câmara
Na noite da última segunda-feira (5), a Câmara Municipal de Jardinópolis estava cheia, com várias pessoas em pé por não ter mais onde se sentarem, toda essa mobilização seria para acompanhar a votação que iria decidir a Mesa Diretora do Biênio 2023/2024, com a escolha dos novos; Presidente, Vice-presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.
Os trabalhos da 29ª Sessão Ordinária de 2022 começaram com a fala dos inscritos, onde os vereadores que se inscreveram antes do início da Sessão para fazer uso da tribuna, falam por 15min.
Os vereadores Rogério Lima Conga (Bello)-PDT, Leandro Moretti Serrano-PODE, Dalva Cristina Siqueira dos Santos-REPUBLICANOS, Caio Eduardo Jardim Antonio-PDT e Marli Pegoraro-PSDB, discursaram sobre alguns assuntos e temas.
Apenas durante a fala do vereador Caio que um tumulto se iniciou, o que acabou ditando o decorrer da Sessão.
Quando o vereador falava sobre a 1ª Parada LBGTQIA+ de Jardinópolis-SP, que aconteceu no último domingo (4), um grupo de pessoas começou a gritar palavras de ordem, com palavras ríspidas e de certa forma ofensiva ao vereador, alguns mais exaltados tentavam intimidar o vereador que manteve sua fala, mesmo sendo interrompido o tempo todo.
O Presidente em exercício na Sessão, o vereador Luís Fernando Riul (Xoto)-PDT, que estava substituindo o atual presidente, Cleber Tomaz de Camargos-CIDADANIA, que estava afastado da Sessão por questões de saúde.
Por várias vezes o presidente precisou pedir ordem na casa, e por fim o tempo do vereador tinha se encerrado.
Em seguida foi iniciada a escolha da nova Mesa Diretora, alguns presentes não entenderam como as votações funciona, e acharam que eles participariam das escolhas, e questionaram o motivo de não poderem votar, o que foi explicado pelos vereadores aos presentes.
Dois vereadores se candidataram para a posição de Presidente da Câmara, os vereadores Xoto e Leandro, a votação é feita nominalmente apenas pelos vereadores, e no final o eleito foi o vereador Xoto, sendo essa a 2º vez em que é escolhido Presidente, a primeira vez foi em 2003.
O resultado foi de 7 votos para o Xoto e 5 para o Leandro, sendo:
Xoto: Mateus Signorini-PDT, Xoto, Bello, Caio, José Eduardo Gomes Jr. (Fofo)-MDB, Gustavo e Marli
Leandro: Edson Rogério Vizu-PL, Leandro, Dalva, Samuel Farah-CIDADANIA e Aguinaldo José de Souza (Gemeo)-MDB
Em seguida foram escolhidos os outros membros da Mesa Diretora sendo eles:
Vice-presidente Gustavo Sabá – MDB
1º Secretário Bello
2º Secretário Mateus
Ao final da votação foram formadas as Comissões, onde o presidente eleito pode sugerir os vereadores que farão parte das comissões para os cargos de Presidente, Relator e Membro, e os vereadores fazem nova votação, favorável ou contrária a essas escolhas. Os próprios vereadores podem sugerir q outra chapa seja formada para cada comissão, e os mesmos decidem, também por votação, qual dessas chapas serão escolhidas, ao final ficaram formadas as comissões:
Comissão de Justiça:
Fofo (Presidente)
Gustavo Sabá (Relator)
Samuel (Membro)
Comissão de Educação, esporte e cultura:
Caio Jardim (Presidente)
Bello (Relator)
Agnaldo Gêmeo (Membro)
Comissão de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente:
Marli Pegoraro (Presidente)
Dalva (Relatora)
Mateus da Farmácia (Membro)
Comissão de Finanças:
Leandro Moretti (Presidente)
Vizu (Relator)
Samuel (Membro)
Comissão da Região Metropolitana:
Dalva (Presidente)
Leandro Moretti (Relator)
Agnaldo Gêmeo (Membro)
Procuradoria da Mulher:
Dalva (Procuradora)
Marli Pegoraro (Adjunta)
Essa foi a última Sessão Ordinária de 2022, de volta apenas em 2023.
Fotos: Renato Gomes
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.
Commentaires