top of page
  • Renato Gomes

Câmara escolhe Mesa Diretora para Biênio 2023/2024

Durante Sessão tumultuada, o vereador Xoto foi escolhido o novo Presidente da Câmara

Na noite da última segunda-feira (5), a Câmara Municipal de Jardinópolis estava cheia, com várias pessoas em pé por não ter mais onde se sentarem, toda essa mobilização seria para acompanhar a votação que iria decidir a Mesa Diretora do Biênio 2023/2024, com a escolha dos novos; Presidente, Vice-presidente, 1º Secretário e 2º Secretário.

Os trabalhos da 29ª Sessão Ordinária de 2022 começaram com a fala dos inscritos, onde os vereadores que se inscreveram antes do início da Sessão para fazer uso da tribuna, falam por 15min.


Os vereadores Rogério Lima Conga (Bello)-PDT, Leandro Moretti Serrano-PODE, Dalva Cristina Siqueira dos Santos-REPUBLICANOS, Caio Eduardo Jardim Antonio-PDT e Marli Pegoraro-PSDB, discursaram sobre alguns assuntos e temas.


Apenas durante a fala do vereador Caio que um tumulto se iniciou, o que acabou ditando o decorrer da Sessão.


Quando o vereador falava sobre a 1ª Parada LBGTQIA+ de Jardinópolis-SP, que aconteceu no último domingo (4), um grupo de pessoas começou a gritar palavras de ordem, com palavras ríspidas e de certa forma ofensiva ao vereador, alguns mais exaltados tentavam intimidar o vereador que manteve sua fala, mesmo sendo interrompido o tempo todo.


O Presidente em exercício na Sessão, o vereador Luís Fernando Riul (Xoto)-PDT, que estava substituindo o atual presidente, Cleber Tomaz de Camargos-CIDADANIA, que estava afastado da Sessão por questões de saúde.


Por várias vezes o presidente precisou pedir ordem na casa, e por fim o tempo do vereador tinha se encerrado.


Em seguida foi iniciada a escolha da nova Mesa Diretora, alguns presentes não entenderam como as votações funciona, e acharam que eles participariam das escolhas, e questionaram o motivo de não poderem votar, o que foi explicado pelos vereadores aos presentes.


Dois vereadores se candidataram para a posição de Presidente da Câmara, os vereadores Xoto e Leandro, a votação é feita nominalmente apenas pelos vereadores, e no final o eleito foi o vereador Xoto, sendo essa a 2º vez em que é escolhido Presidente, a primeira vez foi em 2003.


O resultado foi de 7 votos para o Xoto e 5 para o Leandro, sendo:

Xoto: Mateus Signorini-PDT, Xoto, Bello, Caio, José Eduardo Gomes Jr. (Fofo)-MDB, Gustavo e Marli


Leandro: Edson Rogério Vizu-PL, Leandro, Dalva, Samuel Farah-CIDADANIA e Aguinaldo José de Souza (Gemeo)-MDB


Em seguida foram escolhidos os outros membros da Mesa Diretora sendo eles:

Vice-presidente Gustavo Sabá – MDB

1º Secretário Bello

2º Secretário Mateus

Ao final da votação foram formadas as Comissões, onde o presidente eleito pode sugerir os vereadores que farão parte das comissões para os cargos de Presidente, Relator e Membro, e os vereadores fazem nova votação, favorável ou contrária a essas escolhas. Os próprios vereadores podem sugerir q outra chapa seja formada para cada comissão, e os mesmos decidem, também por votação, qual dessas chapas serão escolhidas, ao final ficaram formadas as comissões:


Comissão de Justiça:

Fofo (Presidente)

Gustavo Sabá (Relator)

Samuel (Membro)


Comissão de Educação, esporte e cultura:

Caio Jardim (Presidente)

Bello (Relator)

Agnaldo Gêmeo (Membro)


Comissão de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente:

Marli Pegoraro (Presidente)

Dalva (Relatora)

Mateus da Farmácia (Membro)


Comissão de Finanças:

Leandro Moretti (Presidente)

Vizu (Relator)

Samuel (Membro)


Comissão da Região Metropolitana:

Dalva (Presidente)

Leandro Moretti (Relator)

Agnaldo Gêmeo (Membro)


Procuradoria da Mulher:

Dalva (Procuradora)

Marli Pegoraro (Adjunta)


Essa foi a última Sessão Ordinária de 2022, de volta apenas em 2023.

 

Fotos: Renato Gomes


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.

0 comentário
bottom of page