top of page
  • Renato Gomes

Centro de Jardinópolis concentra maior número de casos de Covid-19 na cidade

Segundo informações da Secretaria de Saúde, dos 35 bairros de Jardinópolis, mais Jurucê, o Centro conta com 24 casos dos 230 confirmados

Na tarde desta sexta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Jardinópolis divulgou dados da Secretaria Municipal de Saúde sobre o combate a pandemia da Covid-19 na cidade. Nas informações constam a quantidade de casos confirmados em cada bairro da cidade, além do Distrito Industrial, Zona Rural e Distrito de Jurucê, totalizando mais 36 bairros, além de outras localidades não especificadas.


Casos Confirmados por Bairros

Desde o início da divulgação dos dados referentes aos casos da Covid-19, a Prefeitura vem fornecendo informações conforme vão sendo necessárias, mas os dados específicos sobre a quantidade de casos por bairro da cidade não eram divulgados com mais clareza.


Hoje, enfim, essa divulgação foi feita pela Secretaria da Saúde, com atualização dos números de casos confirmados da Covid-19 até ontem (16).


Segundo o gráfico abaixo, o Centro de Jardinópolis é o local com mais casos confirmados, sendo 24 até o momento, o que representa mais de 10% do total, seguido pelo bairro Cidade Nova, com 22 casos.


Bom Jesus, Jardim Morumbi e Vila Reis tiveram 13 casos confirmados cada.


Jurucê possui 4 casos, e os bairros Jardim Bandeirantes e São Marcos não tiveram nenhum.


Desde o início da pandemia, em março de 2020 até a data de hoje, 17 de julho, Jardinópolis conta com 230 casos confirmados, sendo 15 óbitos e um total de 78 recuperados.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis
Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis

Ações tomadas pela Secretaria de Saúde

Entre as ações realizadas pela Secretaria, estão a criação de pontos estratégicos para o acolhimento dos sintomáticos, reforço das equipes e estruturação da retaguarda técnica para respaldo das ações de assistência à saúde. Como Jardinópolis não dispõe de Unidade Hospitalar, a Unidade de Pronto Atendimento "Leni Balan Jacomini", possui apenas 5 respiradores, para atender a toda população, 4 leitos de observação, exclusivos para atendimento a suspeitos. Ainda assim a ausência de unidade hospitalar faz com que pacientes graves sejam encaminhados, via regulação de vagas, para hospital de referência regional. Ou seja, Jardinópolis acaba “disputando” com outras cidades os leitos dos hospitais de referência da região.


Nossa cidade faz parte da Regional de Saúde DSR XIII, juntamente com outras 25 cidades que apresentam o seguinte cenário nos últimos 10 dias:

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis

As vagas que, nos meses de março, abril e até mesmo no início de maio, saiam até uma hora após a inserção do caso no sistema, atualmente estão levando de duas a quatro horas, isso pelo aumento de pessoas precisando ao mesmo tempo dos leitos. Para Jardinópolis, as referências iniciais de leitos para Covid-19 são os hospitais: Hospital Estadual Serrana, Hospital Imaculado Coração (Beneficência Portuguesa) e HC (para crianças).

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Jardinópolis
 
0 comentário
bottom of page