top of page

Confira os números de Jardinópolis para a Dengue, Covid, ISTs, Febre Amarela e Sarampo

Divulgação
Vigilância Epidemiológica passou alguns números relacionados ao ano de 2024 inteiro e os 2 primeiros meses de 2025

Em resposta enviada através da plataforma 1Doc, utilizada pela Prefeitura Municipal, para que o cidadão tenha atendimento online, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde recebemos uma pequena lista com os números de 2024 e de 2025 nesse período de 2 meses, de Dengue, Covid, Febre Amarela, IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e Sarampo.


IST englobando todas de notificações

2024: 533

2025: 26


Dengue (até 27/02/2025)-Fonte SINAN online

2024: Positivos 2.150

2025: Positivos 49


Covid-19 (realizado em grupos específicos)-Fonte E-SUS

2024: 112 - Óbitos: 0

2025: 8 - Óbitos: 0


Febre Amarela-SINAN

2024: 0

2025: 0


Sarampo-SINAN

2024: 0

2025: 0


A Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas ações anualmente para a prevenção dessas doenças ou infecções, é sempre importante seguir algumas dicas e restrições, assim como manter a carteirinha de vacinação em dia.


Sobre a IST

A Prefeitura de Jardinópolis oferece gratuitamente a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV.


Em caso de sinais ou sintomas relacionados a ISTs, é fundamental procurar o serviço de saúde.


O Ambulatório de Infectologia “Géssio Mori” está localizado na Praça Olavo Bilac, 27, Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h às 16h30 e de terça e quinta-feira até as 21h00.

(Fonte: Facebook Prefeitura)


Sobre a Dengue

A vacinação da Dengue está acontecendo há um tempo no município, portanto, é preciso verificar o calendário vacinal e conferir se a 2ª dose está em dia.


Em janeiro a população alvo eram as crianças de 10 a 14 anos de idade. Mas, a população de 4 a 59 anos 11 meses e 29 dias que receberam a primeira dose da vacina contra a dengue, deveriam receber a segunda agora.


Em fevereiro a Prefeitura participou de algumas ações de combate a Dengue, como a 8ª Campanha da Dengue na Região de Ribeirão Preto, O projeto, promovido pela EPTV, tem o objetivo de dar visibilidade nas ações locais e envolver as Prefeituras das cidades regionais em iniciativas simultâneas de combate aos criadouros do Aedes Aegypti.

Ainda em fevereiro aconteceu o projeto “Todos Contra a Dengue”, onde a equipe de Saúde do Controle de Endemias e Arbovirose, orientou os alunos da APAE Jardinópolis sobre importância de prevenção e a gravidade da doença.


Sobre a Covid-19

A vacinação referente a influenza esta prevista para este mês de março, ainda assim a rotina esta ocorrendo conforme grupos prioritários, tanto para Covid como para Dengue.


Sobre a Febre Amarela.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto confirmou a presença do vírus da febre amarela em quatro macacos bugios encontrados mortos nas proximidades do Biotério Central do campus da USP, na semana entre o Natal e o Ano Novo. O laudo oficial, emitido pelo Instituto Adolpho Lutz, reforça a importância da vacinação como principal medida preventiva contra a doença.


Em Jardinópolis, segundo a Prefeitura Municipal, dois macacos foram encontrados mortos com suspeita de Febre Amarela, a vacinação foi intensificada, principalmente para aqueles que estão com o esquema vacinal em dia.


  • Crianças de 6 a 8 meses: 1 dose - em caso de deslocamentos para Ribeirão Preto, vacinar com 10 dias de antecedência

  • Crianças de 9 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias: 2 doses

  • Pessoas a partir de 5 anos de idade, que receberam 1 dose: 1 dose, se recebeu a primeira dose antes de completar os 5 anos

  • Pessoas a partir de 5 anos de idade que receberam 2 doses: nenhuma dose

  • Pessoas com 60 anos e mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: O médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação

(Fonte: Facebook Prefeitura )


Sobre Sarampo

Multivacinação previsão junho e setembro.


 

Foto capa: Divulgação / Internet / istockphoto


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.

Comments


bottom of page