top of page
  • Renato Gomes

EDITORIAL: Paulo Brigliadori é eleito prefeito em Jardinópolis

Veja como foi o dia da Eleição Municipal de 2020 em Jardinópolis, assim como o resultado final da apuração

No último domingo (15) foi o dia das Eleições Municipais de 2020, onde os brasileiros foram as urnas para escolher seus representantes nas Câmaras Municipais e para Prefeituras.


Logo cedo, as 7h, já tinham eleitores prontos para votar, mesmo que no período da manhã, até as 10h, fosse preferencial para os idosos, muitos jovens também compareceram.


Os candidatos a prefeito de Jardinópolis votaram na parte da manhã. Acompanhei alguns deles durante suas votações e registrei esse momento com uma fala de cada um, clique AQUI para conferir todos os momentos.

Prefeito eleito Paulo Brigliadori após votar. (Foto: Renato Gomes)

No restante do dia tudo correu bem, apenas na Escola Geny Martins Costacurta, que num determinado momento da manha, formou uma fila para votação que começava no meio do quarteirão, mas sem problemas maiores ou demora, tudo correu bem.

Fila para votação na escola Geny. (Foto: Renato Gomes)

Talvez o único problema seja o já tradicional e feio espalhamento de "santinhos" nas mediações dos locais de votação. Uma sujeira, a meu ver, desnecessária. Passei horas e horas em vários locais diferentes de votação, e não vi ninguém pegar qualquer santinho do chão para ir votar, pelo contrário, vi muitas pessoas reclamando.

Vários "santinhos" com os nomes e números dos candidatos próximo a entrada da escola Plínio Berardo. (Foto: Renato Gomes)

A eleição como um todo foi bem tranquila, não tiveram ocorrências, e a Polícia Militar de Jardinópolis prestou apoio ficando nas escolas onde aconteciam as votações, e ao final, no Cartório Eleitoral.


Durante a apuração dos votos, o sistema da Justiça Eleitoral passou por um atraso na atualização das informações. A assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral-TSE confirmou o atraso, que ocorreu na soma dos votos, publicando uma nota em suas redes sociais explicando o ocorrido, e falando que os técnicos já estavam trabalhando para soluciona o problema que afetou várias cidades.

Nota do TSE divulgado nas redes sociais. (Foto: Divulgação)

Com esse atraso surgiram algumas fake news que se espalharam rápido. Uma delas dizia que o problema em Jardinópolis teria sido causado por um ataque hacker na cidade, e com isso as eleições seriam anuladas e uma nova iria acontecer depois. Outra dizia que a Polícia Federal estava em Jardinópolis e estavam prendendo todos do Cartório. Inclusive teve candidato que chegou a me mostrar pessoalmente o tal áudio com a notícia bombástica dos hackers invadindo Jardinópolis, expliquei para ele que se algo assim tivesse ocorrido, as coisas ali não estariam calmas como estavam, expliquei do problema no sistema que era em várias cidades. Espero que tenha acreditado em mim e não no áudio sem procedência alguma.


Posso afirmar que não presenciei nada do que foi dito nessas mensagens, estive no Cartório Eleitoral de Jardinópolis das 17h até mais de meia noite, saindo de lá apenas após o final da apuração, atualizando os nossos leitores sempre que novas informações iam saindo. Várias outras pessoas, inclusive representantes de alguns partidos, ficaram no local esperando o resultado, e aparentemente ninguém viu nada de anormal.


A rua onde fica o Cartório Eleitoral foi fechada para o público em geral, podendo passar pelo cordão de isolamento apenas o pessoal que estava trabalhando no Cartório, a imprensa e representantes dos partidos, para acompanhar o processo de perto, o restante da população, como candidatos, apoiadores e curiosos, ficaram do outro lado do cordão, e mesmo com a chuva que caiu no início da noite, muitos ainda permaneceram no local.

Público esperando o resultado da eleição. (Foto: Renato Gomes)
Urnas chegam para apuração no Cartório Eleitoral. (Foto: Renato Gomes)

Enfim, um pouco antes da meia noite o resultado foi liberado e lido em voz alta pela juíza eleitoral Mariana Tonoli Angeli, ouvido por uma pequena parcela dos munícipes que ainda estavam aguardando no local.

A juíza eleitoral Mariana Tonoli Angeli divulga para o público presente o resultado das Eleições em Jardinópolis. (Foto: Renato Gomes)

Com 7.339 votos, o atual prefeito Paulo José Brigliadori do Cidadania (da coligação "Caminho seguro para Jardinópolis e Jurucê" - Cidadania, Republicanos, Podemos e PDT) , foi eleito. Paulo era vice do prefeito João Ciro Marconi (MDB), mas após seu falecimento em janeiro deste ano, assumiu o cargo na prefeitura.

Prefeito Paulo Brigliadori e seu vice, José Jacomini durante convenção partidária em setembro de 2020. (Foto: Renato Gomes)

O resultado final dos candidato a prefeito foi:


Paulo José Brigliadori (Cidadania) - 7.339 votos (39,96%)

Antônio Carlos Degan (MDB) - 5.530 votos (30,11%)

José Amauri Pegoraro (PSDB) - 4.224 votos (23,00%)

Lindenilton da Silva Ganda (PL) - 1.127 votos (6,14%)

Paulo Cesar Prioli (Patriota) - 146 votos (0,79%)


Para o Legislativo, os 13 vereadores eleitos foram:

Gustavo Sabá (MDB) - 955 votos


Bello Cerimonial (PDT) - 748 votos


Cleber Tomaz de Camargos (Cidadania) - 671 votos


Caio Jardim (PDT) - 546 votos


Agnaldo Gêmeo (MDB) - 485 votos


Luiz Fenando Xoto (PDT) - 462 votos


José Eduardo Fofo (MDB) - 383 votos


Leandro Moretti (PODE) - 365 votos


Marli Pegoraro (PSDB) - 322 votos


Samuel Farah (Cidadania) - 312 votos


Mateus da Farmácia (PODE) - 310 votos


Dalva Siqueira (Republicanos) - 249 votos


Vizu do Banco (PL) - 246 votos


Para conferir a lista completa com os votos de todos os candidatos clique AQUI.


Outros dados importantes da eleição:


Jardinópolis possui, segundo o TSE, 29.772 eleitores, mas apenas 20.674 (69,44%) dos eleitores compareceram as urnas, uma abstenção de 9.098 (30,56%) eleitores.


Como comparação, em 2016 durante a última eleição municipal, Jardinópolis possuía 27.904 eleitores, e a abstenção foi de 6.639 (23,79%) eleitores.


Foram 18.366 (88,84%) de Votos Válidos; 1.048 (5,07%) Votos em Branco; e 1.260 (6,09%) Votos Nulos.


A bancada da Câmara Municipal vai contar com a maioria formada por representantes da coligação do prefeito eleito Paulo Brigliadori, "Caminho seguro para Jardinópolis e Jurucê", sendo 3 do PDT, 2 do Cidadania, 2 do Podemos, e 1 do Republicanos, 8 no total. As outras 5 cadeiras serão compostas por 3 do MDB, 1 do PSDB, e 1 do PL.


Com esse texto, o Jornal Mídia Digital encerra a cobertura das Eleições 2020, foram dias de muito trabalho e uma cobertura 100% imparcial, dando voz aos candidatos quando possível, e abrindo o espaço para o diálogo. Tenho orgulho em dizer que inovamos em vários aspectos em Jardinópolis. Pela primeira vez tivemos uma cobertura de um jornal da cidade em tempo real, pela primeira vez um jornal acompanhou de perto a votação dos candidatos a prefeito e noticiando com imagens e entrevistas também em tempo real.


Demos os primeiros passos para uma nova forma de informar e noticiar em Jardinópolis, inaugurando nosso canal no youtube com o primeiro vídeo com perguntas e respostas dos candidatos a prefeito. Em breve teremos novos vídeos.


Nosso trabalho continua firme e forte, cobrindo outros assuntos, e deixamos aqui nossos parabéns aos candidatos eleitos e desejamos boa sorte a todos nessa nova fase que se inicia em janeiro de 2021.


Obrigado a nossos leitores, amigos e colaboradores.

 

Fotos: Renato Gomes

Fotos dos vereadores: Divulgação / TSE

Foto capa: Janeiro de 2020 / Acervo Jornal Mídia Digital / Renato Gomes


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.

bottom of page