top of page
  • Renato Gomes

Geladeiroteca é furtada em Jardinópolis

Abastecida por aproximadamente 30 livros por mês, que ficavam a disposição de qualquer pessoa para levar para casa e devolver para que uma próxima pessoa pudesse ler, a geladeira foi furtada na madrugada desta quarta-feira (3)

Em 2019 a empresária Juliana Bessa, proprietária da franquiada de escola de inglês CNA em Jardinópolis, teve a ideia de colocar na rua, em frente da escola, uma geladeira desligada, e sem o motor, e dentro dela vários livros que ficavam a disposição de qualquer pessoa.


A pessoa passava no local, pegava um livro, levava para casa, e assim que terminasse de ler, devolvia para que uma outra pessoa tivesse a oportunidade de ler.


Segundo a Juliana, ela recebeu várias doações de livros, chegando a mais de 500 livros de literatura, e aproximadamente 30 livros novos eram colocados na geladeira por mês, isso porque, muitas pessoas levavam os livros, mas não devolviam.

Geladeiroteca colocada na frente da CNA. (Foto: Juliana Bessa)
Alguns dos livros que ficavam a disposição das pessoas dentro da geladeira. (Foto: Juliana Bessa)

Ainda assim, muitas pessoas tiveram a oportunidade de pegar um livro e devolver, inclusive pessoas em situação de rua, que segundo a empresária, chegaram a perguntar se podiam pegar os livros para ler, e eles na grande maioria das vezes devolviam os livros que pegavam.


Mas infelizmente na madrugada desta terça-feira (3), a 'geladeiroteca' - forma como era chamada - foi furtada.


A geladeira estava presa ao chão por uma barra de ferro, e mesmo assim quem a levou, teve todo o trabalho de quebrar e 'arrancar' ela do chão.

Marca no chão onde ficava a geladeira. (Foto: Renato Gomes)

A boa notícia é que muitas pessoas já entraram em contato com a Juliana oferecendo conseguir uma nova geladeira para que o projeto seja continuado, e segundo a empresária, em breve voltará a funcionar.


Para quem quiser e puder fazer alguma doação de livros para o projeto, entre em contato pelo telefone (16) 3663-6184, ou direto no local, rua professor Euclides Berardo nº 42, caso a pessoa queira, eles vão buscar os livros.

 

Fotos: Renato Gomes / Juliana Bessa

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.


0 comentário
bottom of page