• Renato Gomes

Jurucê agora tem Quarteirão Cultural e Gastronômico

Com nomeação, ruas próximas a Praça São Pedro podem fomentar mais ainda o turismo gastronômico, assim como a cultura e a interação social da população

A Prefeitura Municipal de Jardinópolis publicou hoje (12) no Diário Oficial o Decreto nº 6293/2021 que declara Quarteirão Cultural e Gastronômico do Distrito de Jurucê algumas ruas próximas a Praça São Pedro.


Consta no Decreto que essas ruas são:


'Inicia no cruzamento da Rotatória “Mário Meloni” com a Rua Dr. Pedro Albernaz, segue pela referida rua até esquina que dá acesso à Praça São Pedro, quando vira à direita e segue até a esquina com a rua Giovani Maria Barizza e vira à esquerda e segue até esquina com a Praça São Pedro/rua Antônio Tavela, quando vira à direita e segue até esquina com a Praça São Pedro/rua Santo André, quando vira à direita pela Praça São Pedro/rua Santo André e segue até esquina com a rua Família Bernadino, quando vira à direita e segue até a esquina com a rua Miguel Destito, segue até esquina com a Rua Osvaldo André, quando vira à esquerda e segue até esquina com a rua Mário Caran, quando vira à esquerda e segue até encontrar a Rotatória “Mário Meloni” '


Segundo o próprio Decreto, o objetivo seria: "a necessidade de incentivar as potencialidades da área que conta com estabelecimentos dedicados à cultura e à gastronomia, contribuindo para o turismo local e regional, revitalização do local e do patrimônio edificado."


Existem algumas regras que os comerciantes devem seguir a partir de agora para a colocação de mesas e cadeiras, assim como a forma de utilizarem o espaço público, como as praças da região, por exemplo, fica vedado nas praças públicas, o uso de churrasqueiras, caixas para depósito de bebidas (coolers), qualquer tipo de equipamento de som, televisão e apresentação de cantores na área das mesas e cadeiras, exceto em atividades promovidas ou autorizadas pelo Poder Público.


A coordenação para cumprimento das medidas estipuladas neste decreto, ficarão sobre responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Administração Distrital de Jurucê.


A Secretária de Cultura e Turismo, Ana Luisa Ortelani Valadares falou com o Jornal Mídia Digital sobre o Decreto e o projeto:


"Gastronomia é Arte, é Cultura, reúne pessoas e é uma experiência completa . Explica nossa terra, nossas viagens, nossa memória, nossas vivências. Atrai o turismo que impulsiona o desenvolvimento do município. A experiência é completa, para o conhecimento da cultura local, da história, do Patrimônio Cultural, do convívio das pessoas e da sua relação com o meio." Ana ainda completou: "A gastronomia é um importante atrativo e uma excelente iguaria para a explosão turística."


Existem outras regras que os comerciantes devem seguir, para tal, deixamos aqui o link direto para o decreto, afim de que a população tenha acesso direto e fique atento e se informem melhor sobre ele, basta clicar AQUI.

Fotos: Renato Gomes

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.