'Tratoraço' em Jardinópolis contra o aumento do ICMS
- Renato Gomes
- 7 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Manifestação pacífica foi organizada pelo Sindicato Rural de Jardinópolis, e contou com apoio de associados e outros agricultores da cidade
A partir do próximo dia 15 de janeiro começaria a valer nova alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para alimentos e medicamentos genéricos, o aumento do imposto sobre os genéricos fazia parte do pacote de ajuste fiscal que o governo de São Paulo aprovou na Assembleia Legislativa (Alesp) para equilibrar as contas públicas. A nova lei que estabelece as regras para o Orçamento prevê um aumento na carga tributária de 12% para 13,3%.
Diante deste aumento no imposto, agricultores, sindicatos e grupos simpatizantes organizaram uma manifestação pacífica em todo o estado, o chamado 'tratoraço'.
Em Jardinópolis a manifestação aconteceu na manhã desta quinta-feira (7). A manifestação foi organizada pelo Sindicato Rural de Jardinópolis, e contou com apoio de associados e outros agricultores da cidade.









Segundo o Sindicato, a manifestação contou com aproximadamente 40 tratores, saindo da rodoviária pela av. Pref. Newton Reis até a rotatória do Cristo, e seguiram pela av. Visconde do Rio Branco até a Praça N.S. Aparecida, onde o presidente do Sindicato Rural, Mauro Jorge Saquy Junior, fez um discurso contra o aumento.
Mauro criticou o governador João Doria e o decreto com o aumento do ICMS, e defendeu fortemente os produtores rurais de Jardinópolis e de todo o país.

A manifestação ocorreu mesmo após o governo de São Paulo ter determinado na quarta-feira (6) a suspensão da nova alíquota.
Em nota, o governo estadual informou que a suspensão foi feita por causa da prolongamento da pandemia do coronavírus no estado e para não gerar prejuízos à população e aos segmentos econômicos impactados com a medida.
“Na nossa gestão, nada será feito em prejuízo das classes menos favorecidas. A eles devemos servir e atender suas necessidades, com serenidade e humildade”, completa o texto.
Foto: Renato Gomes
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.
Comments