top of page
  • Renato Gomes

13 vacinados com a chamada xepa em Jardinópolis

No começo da noite da última terça-feira (22), com a sobra de 13 doses da vacinação contra a Covid-19 (Xepa), 13 pessoas foram chamadas através do cadastro realizado no site da Prefeitura de Jardinópolis, para receberem essas doses

Na última terça-feira (22), foram aplicados em Jardinópolis, 486 doses dos imunizantes, entre Oxford/AstraZeneza e Pfizer.


Essa vacinação, contra a Covid-19, se deu na segunda chamada dos munícipes de 50 à 59 anos de idade, e ao final do dia, haviam sobrado 13 doses, que foram aplicadas nas pessoas que fizeram o cadastro no site da prefeitura.

Alguns munícipes que receberam a xepa na última terça-feira (22). (Foto Renato Gomes)

O que é a Xepa:

São as doses que sobram dos frascos e que não podem ser aproveitadas no dia seguinte por causa do prazo de validade. Como não podem ser desperdiçadas, são aplicadas em pessoas que se cadastraram para esse fim, perto do horário do encerramento diário da vacinação. Cada imunizante tem um tempo determinado de validade após a abertura dos vidros. A da Pfizer pode ser conservada por até seis horas, a CoronaVac por até oito e a da Oxford/AstraZeneca, por 48 horas.


Como funciona o cadastro e a chamada das pessoas para receberem a xepa:

Os municípios têm autonomia para distribuir as vacinas que sobram da forma que for mais conveniente para a sua localidade. Em alguns casos, dependendo da cidade, podem convocar pessoas por chamada telefônica, como é o caso de Jardinópolis, ou aplicar em quem estiver de prontidão nos postos, como acontecem em outros municípios, mas não em Jardinópolis, explica Mauro Junqueira, secretário executivo do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde), órgão responsável por articular entre gestores de saúde a distribuição das vacinas nos municípios.


“Cada município é autônomo para fazer a melhor programação, divulgação e aplicação das doses desde que sigam o PNO, que esclarece quais são os grupos prioritários e avisa a validade de cada vacina depois de aberta”, afirma Junqueira.


Em Jardinópolis qualquer pessoa que tenha 18 anos completos ou mais, devem se cadastrar através do site: https://www.jardinopolis.sp.gov.br/portal/servicos/1072/xepa-vacinacao/, a pessoa deve preencher o formulário com o nome completo, data de nascimento e telefone para contato, e deve anexar uma foto do verso do Cartão SUS onde constam as informações da Unidade de Saúde onde a pessoa é cadastrada em Jardinópolis.


"É importante destacar que precisa ser o cartão municipal, não adianta ser o cartão nacional, pois é necessário a comprovação de que a pessoa é cadastrada em alguma unidade de saúde do município. Caso a pessoa não anexe nenhuma imagem de cartão, o cadastro é invalidado e não é chamada", lembrou a Coordenadora de Atenção e Saúde, Natália Freitas, responsável pela coordenação da vacinação no município.


No dia da vacinação, algumas horas antes do final, é feita uma primeira chamada para aproximadamente 10 pessoas, com cadastros válidos, na ordem do cadastramento. Essas pessoas são então orientadas a estarem no local da vacinação, no caso de Jardinópolis no Centro Esportivo "Newton Reis", às 18h45, que é próximo do horário que o portão é fechado. As pessoas que comparecerem são chamadas para vacinar ao final do dia, após as 19h, seguindo a ordem do cadastro, mas nesse caso, vai depender de quantas xepas sobraram. Caso tenha sobrado 10 doses, as 10 pessoas chamadas serão vacinadas, caso sobrem 5 doses, apenas as 5 primeiras pessoas da ordem do cadastro são vacinadas, as outras continuam no aguardo para um próximo dia de vacinação, e serão chamadas seguindo o mesmo critério.


Caso sobrem mais doses do que foram chamados inicialmente, é feita uma segunda chamada, o mesmo acontece caso a pessoa chamada não comparecer.


Ao contrário do que é feito em outras cidades, onde as pessoas que não comparecem, vão para o final da fila, em Jardinópolis elas ficam no mesmo lugar, e serão novamente chamadas numa próxima oportunidade, pois esse não comparecimento, pode ser por inúmeros motivos.


Entre as pessoas que se vacinaram com a xepa na ultima terça-feira (22), estava a Estudante de Engenharia Civil, Lígia Facci.


"Me sinto muito agradecida e privilegiada pela oportunidade de me vacinar pela xepa da vacina de Jardinópolis, e na esperança de que a imunização chegue a tempo para todos", comentou Lígia após a vacinação.

A Estudante Lígia Facci recebe a xepa da vacina. (Foto: Renato Gomes)

Ao contrário do que foi divulgado antes, que teria um prazo de 10 minutos para a pessoa chegar até o local, a chamada é feita horas antes e é pedido para a pessoa chegar 15 minutos antes do final da vacinação, tendo assim tempo de sobra para a pessoa comparecer no local.


A Secretaria de Saúde e os profissionais da saúde que estão trabalhando na vacinação da população, estão fazendo um excelente e maravilhoso trabalho, desde a recepção da pessoa, do contato inicial, dos esclarecimentos e da vacinação em si, mesmo que muitas vezes precisem lidar com pessoas que as tratem mal, seja por falta de conhecimento, por ignorância ou arrogância de algumas pessoas.


O que ajuda nesse cenário ruim, são justamente as FAKE NEWS que se espalham pela cidade, como alguns casos seríssimos, em que se divulgaram erroneamente que se tem aplicado placebos nas pessoas, ou que tudo não passa de um grande teste, já que nenhuma vacina teria comprovação científica.


Duas GRANDES MENTIRAS.


Por isso o Jornal Mídia Digital repudia veementemente essas e outras alegações infundadas sobre a pandemia do coronavírus, e nesse caso, sobre a vacinação, e sempre pede para que as pessoas se informem por meios de comunicação sérios, livres e reais.

 

Fotos: Renato Gomes


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page