Durante Sessão, foram eleitas as Comissões Permanentes, assim como a Mesa Diretora, tendo em sua totalidade vereadores da situação
Na última sexta-feira (1º), após a Sessão da Posse dos eleitos em 2020, aconteceu uma Sessão Solene para a eleição dos novos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jardinópolis, assim como das Comissões Permanentes para o biênio de 1º de janeiro de 2021 até 31 de dezembro de 2022.
A eleição ocorreu escolhendo os membros da mesa diretora, Presidente, Vice-presidente, 1º Secretário e o 2º Secretário, sendo votados pelos 13 vereadores, no caso, sem a participação da vereadora Marli Pegoraro que estava com afastamento por questões médicas.
Cada vereador pode declarar interesse para o cargo, no caso os vereadores José Eduardo Gomes Junior (Fofo)-MDB e Cleber Tomaz de Camargos (Cleber Bicicletaria) - Cidadania, se ofereceram para o cargo sendo então feita uma votação aberta.
A contagem dos votos foi:
José Eduardo Fofo (MDB) - 4 votos
Vizu do Banco (PL)
José Eduardo Fofo (MDB)
Gustavo Sabá (MDB)
Agnaldo Gêmeo (MDB)
Cleber Bicicletaria (Cidadania) - 8 votos
Mateus da Farmácia (PODE)
Samuel Farah (Cidadania)
Leandro Moretti (PODE)
Dalva Siqueira (Republicanos)
Bello Cerimonial (PDT)
Cleber Bicicletaria (Cidadania)
Caio Jardim (PDT)
Xotô (PDT)
Sendo assim, Cleber foi eleito o Presidente da Mesa Diretora.
Para o cargo de vice-presidente o agora eleito presidente da mesa diretora, Cleber Bicicletaria, indicou o vereador Xotô para concorrer ao cargo, que aceitou. Como mais ninguém se ofereceu para concorrer, o vereador foi eleito como Vice-Presidente.
Para o cargo de 1º Secretário Cleber também fez uma indicação, dessa vez o vereador Mateus da Farmácia que aceitou concorrer, mas novamente como mais nenhum vereador se colocou para concorrer, Mateus foi eleito como 1º Secretário.
Cleber fez mais uma indicação, agora para o cargo de 2º Secretário, indicando o vereador Bello Cerimonial, que aceitou, e novamente, sem mais nenhum vereador concorrer ao cargo, Bello também foi eleito.
Ficando a Mesa Diretora da Câmara Municipal formada por:
Presidente - Cleber Bicicletaria (Cidadania)
Vice-presidente - Xotô (PDT)
1º Secretário - Mateus da Farmácia (PODE)
2º Secretário - Bello Cerimonial (PDT)
A mesa diretora acabou então formada inteira por vereadores que fizeram parte da coligação "Caminho seguro para Jardinópolis e Jurucê" - Cidadania, Republicanos, Podemos e PDT, durante as eleições de 2020, coligação essa do Prefeito Paulo Brigliadori (Cidadania).
Em seguida começaram as eleições para os membros das Comissões Permanentes, cada comissão tem 3 cargos, sendo eles Presidente, Relator e Membro. É então apresentado aqueles vereadores que gostariam de fazer parte das comissões e cada vereador vota em 3 dos que se apresentam.
A primeira Comissão foi a de Justiça e Redação, se colocaram para serem votados os vereadores José Eduardo Fofo, Gustavo Sabá, Vizu do Banco, Mateus da Farmácia e Leandro Moretti, e a contagem de votos foi:
José Eduardo Fofo - 9 votos
Vizu
Samuel
Dalva
Fofo
Gustavo
Bello
Cleber
Caio
Gêmeo
Gustavo Sabá - 6 votos
Vizu
Mateus
Samuel
Fofo
Gustavo
Gêmeo
Vizu do Banco - 7 votos
Vizu
Leandro
Fofo
Gustavo
Caio
Gêmeo
Xotô
Mateus da Farmácia - 7 votos
Mateus
Samuel
Leandro
Dalva
Bello
Cleber
Xotô
Leandro Moretti - 7 votos
Mateus
Leandro
Dalva
Bello
Cleber
Caio
Xotô
Com esse resultado o vereador Mateus da Farmácia abriu mão da eleição, ficando os vereadores Fofo, Vizu e Leandro eleitos para a comissão e o vereador Fofo se colocou a disposição para ser o Relator. Após alguns instantes o vereador Leandro se ofereceu para ser o Presidente, Vizu aceitou e a Comissão de Justiça e Redação ficou formada por:
Presidente - Leandro Moretti (PODE)
Relator - José Eduardo Fofo (MDB)
Membro - Vizu do Banco (PL)
Em seguida a Comissão de Finanças, Orçamento, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, com os cargos de Presidente, Relator e Membro.
Se colocaram a disposição os vereadores Dalva Siqueira, Bello Cerimonial e Caio Jardim. Como ninguém mais se manifestou e todos concordaram, os 3 foram eleitos e entre eles mesmo escolheram o que cada um iria atuar nesta comissão, ficando assim o resultado:
Presidente - Dalva Siqueira (Republicanos)
Relator - Bello Cerimonial (PDT)
Membro - Caio Jardim (PDT)
A última comissão a ser formada foi a Comissão de Assuntos Metropolitanos.
A princípio ninguém se manifestou, e após o vereador José Eduardo Fofo propor que aqueles que não fizeram parte das outras comissões, que se prontificassem a participar desta, com isso os vereadores Gêmeo, Gustavo e Leandro de manifestaram para concorrer ao cargo. Como mais ninguém se prontificou, ficou então decidido após breve discussão entre os 3, ficou então a Comissão de Assuntos Metropolitanos formada por:
Presidente - Agnaldo Gêmeo (MDB)
Relator - Gustavo Sabá (MDB)
Membro - Leandro Moretti (PODE)
Em seguida os membros da Mesa Diretora tomaram seus lugares e fizeram cada um um breve discurso.
Cleber agradeceu a todos pela oportunidade de ser pela segunda vez Presidente da Câmara Municipal de Jardinópolis. Disse que todos estão ali para somar, para ajudar e trabalhar pela cidade.
Xotô também agradeceu a todos os vereadores, lembrando que já foi tanto vice como presidente da Câmara, e disse que vai contribuir com os trabalhos legislativos, mesmo com as dificuldades deste ano. Xotô lembrou que neste ano existem alguns planos importantes para serem votados, o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana e o Plano de Resíduos Sólidos.
Mateus apenas agradeceu a todos pela confiança, sendo esta sua segunda participação como 1º Secretário seguida, pois já esteve neste mesmo cargo durante o ultimo biênio.
Bello também agradeceu a todos, dizendo estar orgulhoso mas que está bem assegurado, segundo Bello, por estar ali ao lado de grandes nomes de experiência política na cidade.
Em seguida o vereador Fofo pediu a palavra, parabenizando a todos os membros da mesa diretora eleita. Fofo disse que deseja que a mesa diretora seja protagonista, na ideia de que a Câmara precisa firmar posição e seguir seu papel na cidade, tendo me vista que muitas das demandas e necessidades da Câmara vão passar pela mesa diretora, pedindo que tenham a responsabilidade e seja protagonista em frente a assuntos que sejam de interesse publico de Jardinópolis, e que a mesa diretora seja independente, e não uma extensão do gabinete do Prefeito.
O vereador Caio Jardim pediu para que os membros da mesa diretora faça um trabalho de mudar o trabalho do legislativo, fortalecendo a participação da população, melhorando a forma como os trabalhos são feitos, seja pelo site, como pelas redes sociais, e também que a Câmara seja um espaço de participação, com audiências públicas, de seminários, tentar de alguma forma levar a Câmara para outros bairros e Jurucê também. Terminou elogiando e dando os parabéns aos membros.
Terminando assim a Sessão Especial.
Fotos: Renato Gomes
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.
Comments