top of page
  • Renato Gomes

Cleber Bicicletaria é eleito presidente da Câmara Municipal de Jardinópolis

Durante Sessão, foram eleitas as Comissões Permanentes, assim como a Mesa Diretora, tendo em sua totalidade vereadores da situação

Na última sexta-feira (1º), após a Sessão da Posse dos eleitos em 2020, aconteceu uma Sessão Solene para a eleição dos novos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jardinópolis, assim como das Comissões Permanentes para o biênio de 1º de janeiro de 2021 até 31 de dezembro de 2022.


A eleição ocorreu escolhendo os membros da mesa diretora, Presidente, Vice-presidente, 1º Secretário e o 2º Secretário, sendo votados pelos 13 vereadores, no caso, sem a participação da vereadora Marli Pegoraro que estava com afastamento por questões médicas.


Cada vereador pode declarar interesse para o cargo, no caso os vereadores José Eduardo Gomes Junior (Fofo)-MDB e Cleber Tomaz de Camargos (Cleber Bicicletaria) - Cidadania, se ofereceram para o cargo sendo então feita uma votação aberta.


A contagem dos votos foi:


José Eduardo Fofo (MDB) - 4 votos

Vizu do Banco (PL)

José Eduardo Fofo (MDB)

Gustavo Sabá (MDB)

Agnaldo Gêmeo (MDB)


Cleber Bicicletaria (Cidadania) - 8 votos

Mateus da Farmácia (PODE)

Samuel Farah (Cidadania)

Leandro Moretti (PODE)

Dalva Siqueira (Republicanos)

Bello Cerimonial (PDT)

Cleber Bicicletaria (Cidadania)

Caio Jardim (PDT)

Xotô (PDT)


Sendo assim, Cleber foi eleito o Presidente da Mesa Diretora.


Para o cargo de vice-presidente o agora eleito presidente da mesa diretora, Cleber Bicicletaria, indicou o vereador Xotô para concorrer ao cargo, que aceitou. Como mais ninguém se ofereceu para concorrer, o vereador foi eleito como Vice-Presidente.


Para o cargo de 1º Secretário Cleber também fez uma indicação, dessa vez o vereador Mateus da Farmácia que aceitou concorrer, mas novamente como mais nenhum vereador se colocou para concorrer, Mateus foi eleito como 1º Secretário.


Cleber fez mais uma indicação, agora para o cargo de 2º Secretário, indicando o vereador Bello Cerimonial, que aceitou, e novamente, sem mais nenhum vereador concorrer ao cargo, Bello também foi eleito.


Ficando a Mesa Diretora da Câmara Municipal formada por:


Presidente - Cleber Bicicletaria (Cidadania)

Vice-presidente - Xotô (PDT)

1º Secretário - Mateus da Farmácia (PODE)

2º Secretário - Bello Cerimonial (PDT)

Composição da Mesa Diretora, da esquerda para a direita: Mateus, Xotô, Cleber e Bello. (Foto: Renato Gomes)

A mesa diretora acabou então formada inteira por vereadores que fizeram parte da coligação "Caminho seguro para Jardinópolis e Jurucê" - Cidadania, Republicanos, Podemos e PDT, durante as eleições de 2020, coligação essa do Prefeito Paulo Brigliadori (Cidadania).


Em seguida começaram as eleições para os membros das Comissões Permanentes, cada comissão tem 3 cargos, sendo eles Presidente, Relator e Membro. É então apresentado aqueles vereadores que gostariam de fazer parte das comissões e cada vereador vota em 3 dos que se apresentam.


A primeira Comissão foi a de Justiça e Redação, se colocaram para serem votados os vereadores José Eduardo Fofo, Gustavo Sabá, Vizu do Banco, Mateus da Farmácia e Leandro Moretti, e a contagem de votos foi:


José Eduardo Fofo - 9 votos

Vizu

Samuel

Dalva

Fofo

Gustavo

Bello

Cleber

Caio

Gêmeo


Gustavo Sabá - 6 votos

Vizu

Mateus

Samuel

Fofo

Gustavo

Gêmeo


Vizu do Banco - 7 votos

Vizu

Leandro

Fofo

Gustavo

Caio

Gêmeo

Xotô


Mateus da Farmácia - 7 votos

Mateus

Samuel

Leandro

Dalva

Bello

Cleber

Xotô


Leandro Moretti - 7 votos

Mateus

Leandro

Dalva

Bello

Cleber

Caio

Xotô


Com esse resultado o vereador Mateus da Farmácia abriu mão da eleição, ficando os vereadores Fofo, Vizu e Leandro eleitos para a comissão e o vereador Fofo se colocou a disposição para ser o Relator. Após alguns instantes o vereador Leandro se ofereceu para ser o Presidente, Vizu aceitou e a Comissão de Justiça e Redação ficou formada por:


Presidente - Leandro Moretti (PODE)

Relator - José Eduardo Fofo (MDB)

Membro - Vizu do Banco (PL)


Em seguida a Comissão de Finanças, Orçamento, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, com os cargos de Presidente, Relator e Membro.


Se colocaram a disposição os vereadores Dalva Siqueira, Bello Cerimonial e Caio Jardim. Como ninguém mais se manifestou e todos concordaram, os 3 foram eleitos e entre eles mesmo escolheram o que cada um iria atuar nesta comissão, ficando assim o resultado:


Presidente - Dalva Siqueira (Republicanos)

Relator - Bello Cerimonial (PDT)

Membro - Caio Jardim (PDT)


A última comissão a ser formada foi a Comissão de Assuntos Metropolitanos.


A princípio ninguém se manifestou, e após o vereador José Eduardo Fofo propor que aqueles que não fizeram parte das outras comissões, que se prontificassem a participar desta, com isso os vereadores Gêmeo, Gustavo e Leandro de manifestaram para concorrer ao cargo. Como mais ninguém se prontificou, ficou então decidido após breve discussão entre os 3, ficou então a Comissão de Assuntos Metropolitanos formada por:


Presidente - Agnaldo Gêmeo (MDB)

Relator - Gustavo Sabá (MDB)

Membro - Leandro Moretti (PODE)


Em seguida os membros da Mesa Diretora tomaram seus lugares e fizeram cada um um breve discurso.


Cleber agradeceu a todos pela oportunidade de ser pela segunda vez Presidente da Câmara Municipal de Jardinópolis. Disse que todos estão ali para somar, para ajudar e trabalhar pela cidade.

Presidente Eleito da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores Cleber Bicicletaria. (Foto: Renato Gomes)

Xotô também agradeceu a todos os vereadores, lembrando que já foi tanto vice como presidente da Câmara, e disse que vai contribuir com os trabalhos legislativos, mesmo com as dificuldades deste ano. Xotô lembrou que neste ano existem alguns planos importantes para serem votados, o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana e o Plano de Resíduos Sólidos.


Mateus apenas agradeceu a todos pela confiança, sendo esta sua segunda participação como 1º Secretário seguida, pois já esteve neste mesmo cargo durante o ultimo biênio.


Bello também agradeceu a todos, dizendo estar orgulhoso mas que está bem assegurado, segundo Bello, por estar ali ao lado de grandes nomes de experiência política na cidade.


Em seguida o vereador Fofo pediu a palavra, parabenizando a todos os membros da mesa diretora eleita. Fofo disse que deseja que a mesa diretora seja protagonista, na ideia de que a Câmara precisa firmar posição e seguir seu papel na cidade, tendo me vista que muitas das demandas e necessidades da Câmara vão passar pela mesa diretora, pedindo que tenham a responsabilidade e seja protagonista em frente a assuntos que sejam de interesse publico de Jardinópolis, e que a mesa diretora seja independente, e não uma extensão do gabinete do Prefeito.


O vereador Caio Jardim pediu para que os membros da mesa diretora faça um trabalho de mudar o trabalho do legislativo, fortalecendo a participação da população, melhorando a forma como os trabalhos são feitos, seja pelo site, como pelas redes sociais, e também que a Câmara seja um espaço de participação, com audiências públicas, de seminários, tentar de alguma forma levar a Câmara para outros bairros e Jurucê também. Terminou elogiando e dando os parabéns aos membros.


Terminando assim a Sessão Especial.

 

Fotos: Renato Gomes

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.

bottom of page