• Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram
  • Renato Gomes

Dia de Votação: Confira aqui as principais informações para o eleitor ficar preparado

Acompanhe os horários, o que levar no dia da votação e as novas regras seguindo o distanciamento social causado pela Covid-19

No próximo domingo, dia 15 de novembro, acontecem as Eleições 2020, onde serão eleitos os próximos vereadores e prefeitos dos 5.570 municípios do Brasil.


A votação terá início as 7h, sendo preferencial para maiores de 60 anos até às 10h, e termina as 17h.


Como ainda estamos passando pela pandemia da Covid-19, será obrigatório o uso de máscara o uso de máscara pelos eleitores, mesários e demais colaboradores, quem estiver sem não poderá entrar no Local de Votação. O eleitor também deverá manter o distanciamento mínimo de 1m na fila da seção e evitar aglomeração no local de votação.

Conversamos com a Chefe de Cartório, Fabiana Forcelini Rodrigues Steagall, de Jardinópolis, sobre algumas informações importantes para os eleitores se prepararem para o dia.

"Haverá uma equipe de apoio em cada local de votação para auxiliar o eleitor, mas o ideal é que este já baixe o aplicativo E-título e, antes do dia da eleição, já consulte o local e seção onde vota. A consulta também pode ser feita no site do TSE (clicando AQUI) ou através de mensagem de Whatsapp para o número +55 61 9637-1078", explicou Fabiana.


(O app E-título pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais)

Fabiana ainda lembra para que os eleitores levem sua própria caneta para assinar o caderno de votação, e não haverá a entrega do canhoto de comprovante da votação. Também é importante levar um documento com foto. Os eleitores que estiverem fora do seu município (domicílio eleitoral) deverão fazer a justificativa da ausência às urnas no dia da eleição através do aplicativo E-título.


Haverá álcool em gel para a higiene das mãos antes e depois da votação. Na hora de votar o eleitor deve ficar atento que o primeiro voto será para o vereador (são 5 dígitos) depois prefeito (são 2 dígitos). Leve uma colinha com os números para não se confundir ou esquecer. Deixamos aqui abaixo um folder do Tribunal Regional Eleitoral-TRE de São Paulo com as principais informações, caso fique alguma dúvida.

Foto capa: Acervo Jornal Mídia Digital/Renato Gomes-Eleições 2018

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram