top of page
  • Renato Gomes

EDITORIAL: Jardinópolis já ultrapassa 50 mortes por Covid-19

Outubro ainda não terminou, mas já são 54 pessoas que faleceram em decorrência da Covid-19 até agora em Jardinópolis-SP

No último dia 13 de outubro Jardinópolis chegou ao total de 50 pessoas que faleceram desde o começo da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. Hoje, dia 19 de outubro, já são 54 óbitos, e o que se vê nas ruas da cidade não condiz com a situação séria que estamos passando.

Principalmente aos finais de semana. As avenidas e praças seguem com pessoas agrupadas, sem máscaras e algumas ainda consumindo bebida alcóolica, três exemplos do que não se deveria fazer, segundo os Decretos publicados pela Prefeitura Municipal de Jardinópolis, com pena de multa de até R$ 1.500,00 por pessoa.


Mas, infelizmente, nem o vírus nem as multas assustam algumas dezenas de pessoas.


A impressão que se tem é que o vírus sumiu, mas pela quantidade de óbitos, a realidade é completamente diferente.


Outro ponto ao qual aparentemente algumas pessoas não tem se importado é com os números dos Casos Confirmados, ou seja, pessoas que foram contaminadas pela Covid-19. Ainda que esses números não sejam precisos, pois muita gente pode ter se contaminado mas não manifestou nenhum sintoma, ficando, assim, chamados de “assintomáticos”, essas pessoas ainda podem transmitir o vírus para outras pessoas.


Na data de hoje, 19 de outubro, o total, desde o início dos registros, é de 895 pessoas que foram contaminadas de alguma forma, mas esse número pode ser muito maior, o mesmo valendo para os óbitos, que também podem ser maiores, já que só começam a contar nas estatísticas após a confirmação por testes.

Um exemplo disso é a sexta pessoa a ser confirmada como tendo falecido em decorrências da Covid-19. Trata-se de um senhor de 73 anos que veio a óbito no dia 11 de junho, mas a confirmação de se tratar de Covid só chegou no dia 17.


Nos resta, agora, esperar que as pessoas tenham bom senso e se preocupem, não só com a própria vida, mas com todos. Também nos resta esperar uma fiscalização mais rígida contra aqueles que estão descumprindo o que dizem os Decretos, ou seja, descumprem a lei.

 

Foto Capa: Divulgação/Internet

Gráficos: Jornal Mídia Digital

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.

0 comentário
bottom of page