top of page
  • Renato Gomes

Espaço Cultural é inaugurado em Jardinópolis

Idealizado pelo Consórcio Intermunicipal Culturando em parceria, na gestão passada, com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jardinópolis, o Espaço Cultural Memória Viva foi finalmente apresentado ao público na noite da última terça-feira (23)

No ano de 2020 foi dado início o projeto idealizado pelo Secretário Executivo do Consorcio Intermunicipal Culturando, Edemilson Jose do Vale (Sete), e realizado pelo Consorcio onde a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jardinópolis com o então secretário Guilherme A.B.C. Ishie, e a Diretora de Cultura Flávia Oliveira, entraram como parceria para realização do chamado 'Espaço Cultural Memória Viva'.

Praça Manoel Antônio Dias onde ficam os totens do Espaço Cultural Memória Viva. (Foto: Renato Gomes)

O local escolhido para o projeto foi a Praça Manoel Antônio Dias, onde fica situado o Museu e Casa da Cultura "Dr. Paulo Portugal".


Além da pequena revitalização no passeio da Praça e a troca dos antigos bancos por novos, foram instalados diversos "totens", 8 no total, onde os visitantes pode apontar a câmera de seu celular para o código QR Code existente ali nos totens, e com isso o celular é direcionado para um vídeo que conta uma história diferente para cada totem.

Um dos 8 totens espalhados pela Praça Manoel Antônio Dias. (Foto: Renato Gomes)

Os vídeos foram gravados no passado e são apresentados pela artista jardinopolense Aline Arango, com a interprete em libras Daiane Venteu. Os textos foram escritos a partir da pesquisa realizada por Luís Francisco Lé de Castro.


Aparentemente o Espaço Cultural Memória Viva deveria ter sido inaugurado ainda em 2020, mas de acordo com o Secretário Executivo do Consorcio, Edemilson (Sete), "não foi possível entregar em 2020 por conta da Covid-19. Alguns insumos importantes para o projeto não tinham data certo para chegar, por conta da pandemia, como material para os totens por exemplo."


Agora em 2021, ele enfim foi inaugurado na noite da última terça-feira (23).


Durante a inauguração, a atual secretária de cultura e turismo Ana Luisa Ortolani Valadares, falou sobre o Espaço Cultural Memória Viva e sua importância para Jardinópolis no fomento da cultura e do conhecimento histórico, "Jardinópolis tem agora a sua primeira praça digital com a história narrada do município", comentou a secretária Ana, e concluiu: "Todos poderão usufruir desse importante espaço de fomento cultural, preservação da memória e enriquecimento histórico. Arte e tecnologia associadas ao conhecimento para enriquecer democraticamente a Cultura do município."

Secretária de cultura e turismo Ana Luisa Ortolani Valadares durante sua fala. (Foto: Renato Gomes)

Estiveram presentes na cerimônia, além da Secretária de Cultura Turismo, também o Diretor de Cultura Murilo Aparecido da Silva; Secretário Executivo do Consorcio, Edemilson Jose do Vale (Sete); o ex-Prefeito de Rincão e Diretor de Convênios do Consórcio Culturando Dudu Bolito; o prefeito municipal Paulo José Brigliadori (Cidadania); os vereadores, Presidente da Câmara Cleber Tomaz de Camargos - Cleber Bicicletaria (Cidadania); Rogério Lima Conga - Bello Cerimonial (PDT); José Eduardo Gomes Júnior - José Eduardo Fofo (MDB); Leandro Moretti Serrano - Leandro Moretti (PODE) e Dalva Cristina Siqueira dos Santos - Dalva Siqueira (Republicanos).


Estiveram presentes também a imprensa local com o Jornal Mídia Digital, o jornal A Cidade de Jardinópolis e a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Jardinópolis, além de convidados e pessoas que participaram do projeto de alguma forma.

Prefeito municipal Paulo José Brigliadori (Cidadania) fala sobre o projeto. (Foto: Renato Gomes)
Secretário Executivo do Consorcio, Edemilson Jose do Vale (Sete). (Foto: Renato Gomes)

O Espaço Cultural Memória Viva fica na Praça Manoel Antônio Dias, junto ao Museu e Casa da Cultura "Dr. Paulo Portugal", ao lado do velório Municipal, bem em frente a Câmara Municipal e a Rodoviária de Jardinópolis. Funciona 24h durante toda a semana.


Para mais informações sobre o projeto, acesse o site:

 

Fotos: Renato Gomes

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.

bottom of page