top of page
  • Renato Gomes

Jardinópolis teve aplicação dentro do prazo de validade do imunizante da AstraZeneca

O jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria nesta sexta-feira (2), sobre vacinas vencidas da AstraZeneca que teriam sido aplicadas no país, e Jardinópolis seria uma das cidades, mas informação não condiz com os dados da vacinação no município, que todas as doses foram dentro do prazo

Segundo a matéria da Folha, o jornal recebeu alguns dados do Ministério da Saúde que mostram que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas na população, em diversos postos de saúde espalhados pelo País, comprometendo a proteção contra a covid-19.


As doses foram distribuídas em pelo menos 1.532 municípios brasileiros, de acordo com dados atualizados até o dia 19 de junho. A cidade mais impactada pelos imunizantes vencidos é Maringá (PR), onde 3.536 pessoas receberam vacinas da AstraZeneca fora do prazo de validade. Todos os casos foram de primeira dose.


Outros municípios com número significativo de pessoas imunizadas incorretamente são Belém (PA), com 2.673 aplicações, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852 e Salvador (BA), com 824.


Ainda segundo a matéria da Folha, nos dados informados por eles, são no total 8 lotes diferentes que teriam sido aplicados após o vencimento no Brasil, mas em Jardinópolis teria sido aplicado 1 única dose da vacina fora do prazo, que teria vencido em abril, no caso o lote de nº 4120Z004 com vencimento no dia 13 de abril de 2021, por conta desta informação, procuramos a Secretaria de Saúde de Jardinópolis e questionamos sobre esses dados.

Imagem da matéria da Folha com a informação sobre Jardinópolis. (Print, site Folha)

Recebemos uma resposta informando quais desses 8 lotes, que segundo a Folha, teriam sido aplicados fora da validade, Jardinópolis recebeu apenas 2 desses lotes, sendo eles:


>400 doses do lote nº 4120Z004 ASTRAZENECA recebida em 21/01/2021 com vencimento em 13/04/2021.


>420 doses do lote nº 4120Z001 ASTRAZENECA recebida em 26/02/2021 com vencimento em 29/03/2021.


Todas essas doses foram aplicadas dentro do prazo de validade, segundo a Secretária de Saúde, Ivanice Maria Cestari Dandaro, todas as vacinas são aplicadas dentro do prazo, e o controle é muito rígido para evitar esse tipo de complicação.


"Nós temos um controle muito rígido aqui, toda vez que a vacina chega, ela é planilhada e lá é verificado o número de lote, data de fabricação, e prazo de validade, então todas as vacinas são aplicadas dentro do prazo de validade. Nós não estocamos vacinas, todas que chegam, agendamos em dois ou três dias a campanha, e já aplicamos, então quem tomou a vacina desses lotes, tomou dentro do prazo de validade." Comentou Ivanice sobre o processo de controle da vacinação em Jardinópolis.


Numa nota enviada ao Jornal Mídia Digital, pela própria secretária, é explicado o erro com essa única dose que teria sido aplicada fora do prazo:


"Trata-se de um erro de digitação no sistema VACIVIDA, onde foi inserido apenas uma dose com lote errônea. Vale ressaltar, que recebemos o total de 820 doses distribuídas em frascos multidoses com 5 doses cada, sendo, inviável, apenas uma única dose vencida."


Sendo assim, todos os munícipes de Jardinópolis podem ficar tranquilos que sua vacinação teria sido dentro do prazo de validade, caso fique alguma dúvida, só conferir no cartão de vacinação o número do lote, a fabricante da vacina e a data que foi feita a vacinação, para facilitar a pesquisa, abaixo estão os 8 lotes e as suas datas de validade.

  • 4120Z001 - (29.mar)

  • 4120Z004 - (13.abr)

  • 4120Z005 - (14.abr)

  • CTMAV501 - (30.abr)

  • CTMAV505 - (31.mai)

  • CTMAV506 - (31.mai)

  • CTMAV520 - (31.mai)

  • 4120Z025 - (4.jun)

 

Foto capa: Justin Tallis / AFP / CP


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas

0 comentário
bottom of page