Lucas Braathen garante primeiro ouro olímpico de inverno do Brasil
- Divulgação
- há 12 horas
- 1 min de leitura

O esquiador Lucas Pinheiro Braathen entrou para a história do esporte brasileiro neste sábado (14) ao conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno.
Na prova do slalom gigante em Milão-Cortina 2026, o atleta de 25 anos somou o tempo total de 2m25s após as duas descidas. Na segunda bateria, registrou 1m11s08, garantindo a vantagem necessária para subir ao lugar mais alto do pódio.
Na primeira descida, Lucas já havia dado sinais do que estava por vir: foi o único competidor a completar o percurso abaixo de 1 minuto e 14 segundos, marcando 1m13s92 — 0s95 à frente do suíço Marco Odermatt, que terminou com 2m25s58 no agregado. O também suíço Loic Meillard fechou a disputa com 2m26s17, completando o pódio.
Com o resultado, o Brasil alcança um marco inédito nos Jogos de Inverno. Até então, a melhor campanha do país havia sido o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross, em Turim 2006.
A conquista pode não ser a única. Lucas volta à pista na próxima segunda-feira (16), quando disputa a prova do slalom, a partir das 6h (horário de Brasília), com chance de ampliar ainda mais o feito histórico.
Foto: Getty Images
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.




Comentários