Moraes trava aplicação da Lei da Dosimetria até decisão final do STF
- Divulgação
- 9 de mai.
- 1 min de leitura

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da aplicação da chamada Lei da Dosimetria até que a Corte analise ações que questionam a constitucionalidade da norma.
A decisão foi tomada após a apresentação de ações no STF contra a nova legislação, promulgada recentemente pelo Congresso Nacional após a derrubada de veto presidencial.
Na prática, a medida impede temporariamente que condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 utilizem a nova lei para tentar reduzir penas ou obter benefícios penais.
Segundo Moraes, a suspensão ocorre por “segurança jurídica”, já que o tema ainda será analisado pelo plenário do STF.
As ações que questionam a lei foram apresentadas pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela federação PSOL-Rede, que alegam que a norma pode enfraquecer punições relacionadas a crimes contra o Estado Democrático de Direito.
A Lei da Dosimetria passou a valer após o Congresso derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto prevê mudanças em regras de cálculo e execução de penas, incluindo situações relacionadas aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro.
Agora, caberá ao plenário do STF decidir se a lei será mantida ou considerada inconstitucional.
Foto: Rosinei Coutinho / STF
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.




Comentários