Morre aos 83 anos o jornalista Renato Machado, um dos grandes nomes da televisão brasileira
- Divulgação
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Morreu na manhã desta quinta-feira (16), aos 83 anos, o jornalista Renato Machado, um dos nomes mais marcantes da história do telejornalismo brasileiro. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Com mais de 40 anos de carreira na TV Globo, Renato Machado marcou gerações de telespectadores ao apresentar importantes telejornais, como o Bom Dia Brasil, o Jornal da Globo e o RJTV. Ele também integrou a bancada do Jornal Nacional, além de atuar como correspondente internacional e repórter especial.
Entre 1996 e 2010, esteve à frente do Bom Dia Brasil, acumulando as funções de apresentador e editor-chefe. Durante sua passagem pelo telejornal, participou de uma reformulação do formato do programa, que passou a ter uma abordagem mais dinâmica, com maior interação entre apresentadores, entradas ao vivo de repórteres e comentaristas e mudanças no uso do estúdio.
Natural do jornalismo impresso, Renato Machado iniciou sua carreira em 1969, como repórter do Jornal do Brasil. Em 1982, ingressou na TV Globo, onde participou da cobertura da Guerra das Malvinas, um dos primeiros grandes trabalhos realizados pela emissora.
No ano seguinte, tornou-se correspondente internacional em Londres, acompanhando acontecimentos de grande repercussão mundial, como os atentados em Paris, em 1986, e o desastre nuclear de Chernobyl.
Ao retornar ao Brasil, em 1988, passou a atuar como repórter especial da emissora, construindo uma trajetória reconhecida pela apuração jornalística, pela elegância diante das câmeras e pela contribuição para a televisão brasileira.
A morte de Renato Machado representa uma perda para o jornalismo nacional, deixando um legado construído ao longo de mais de cinco décadas de carreira.
Foto: Acervo/TV Globo
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.
