MPF acusa Rodrigo Manga por corrupção e desvio na saúde em Sorocaba
- Divulgação
- há 23 horas
- 2 min de leitura

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia contra o prefeito afastado de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), sua esposa Sirlange Manga e outras 11 pessoas. O grupo é acusado de integrar, de forma direta ou indireta, uma organização criminosa criada para desviar recursos públicos em contratos firmados pela prefeitura, principalmente na área da saúde.
Segundo o MPF, o esquema teria atuado por meio de contratos irregulares, favorecimento de empresas e pagamento de valores indevidos. Além de organização criminosa, Rodrigo Manga responde por corrupção passiva, peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro.
O prefeito está afastado do cargo desde novembro de 2025, por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), tomada ainda durante a fase de investigações. De acordo com os procuradores, o afastamento foi necessário para evitar interferências nas apurações e preservar provas.
A denúncia foi protocolada no final de janeiro e agora caberá à Justiça Federal analisar se aceita ou não as acusações. Caso o processo avance, os investigados poderão se tornar réus e responder criminalmente pelos fatos apontados.
Em nota, a defesa de Rodrigo Manga afirmou que ele e seus familiares negam qualquer participação em irregularidades e alegam que a denúncia não possui fundamento. Os advogados também informaram que irão apresentar defesa técnica dentro dos prazos legais.
O caso ganhou grande repercussão em Sorocaba e na região, por envolver contratos milionários da saúde pública e por atingir diretamente o comando do Executivo municipal. As investigações continuam e novas medidas podem ser adotadas ao longo do processo.
Foto: Zanone Fraissat/Folhapress
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.




Comentários