top of page
  • Renato Gomes

Nova comissão busca soluções para as necessidades da população em situação de rua em Jardinópolis

O principal objetivo da Comissão é buscar soluções para as necessidades da população em situação de rua na cidade, a partir de ações que diagnostiquem os problemas existentes, acompanhando e discutindo sobre o atual cenário, para que sejam propostas políticas públicas e ações que garantam os direitos fundamentais, a dignidade e a cidadania destas pessoas

Foi aprovado em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jardinópolis, no último dia 17 de maio, o Projeto de Resolução Nº. 006/2021, de autoria do vereador Caio Jardim (PDT), que cria nova Comissão Temporária Especial de Assuntos Relevantes para o acompanhamento de políticas voltadas para a população em situação de rua no município de Jardinópolis.


O principal objetivo da Comissão é buscar soluções para as necessidades da população em situação de rua na cidade, a partir de ações que diagnostiquem os problemas existentes, acompanhando e discutindo sobre o atual cenário, para que sejam propostas políticas públicas e ações que garantam os direitos fundamentais, a dignidade e a cidadania destas pessoas.


Os integrantes da Comissão são os vereadores Caio Jardim (Presidente da comissão), a vereadora Dalva Cristina Siqueira dos Santos (Republicanos) - Relatora, e o vereador Leandro Moretti (PODE) - Membro.


Na manhã desta quinta-feira, 27 de maio, a Comissão se reuniu no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, com a Secretária Municipal de Assistência Social, Keyla de Souza Gava, com a Assistente Social, Maria da Graça Leira Brigliadori e com Alexandre Carlos Nascimento, Coordenador do CREAS.


Os vereadores buscaram interação sobre o histórico do atendimento realizado no município com a população em situação de rua nos últimos anos, bem como questionaram sobre as principais e mais urgentes demandas, para que juntos possam discutir e elaborar projetos e propostas de políticas públicas que garantam melhores condições de vida à essa população.


A Secretaria de Assistência Social acompanha a população em situação de rua em toda Jardinópolis, todos tem cadastro no ambulatório de saúde mental e documentação atualizada, quase todos recebem pelo CadÚnico e também todos já foram vacinados contra o Covid-19. A Secretaria faz os trâmites e contatos necessários para ajudá-los quando é manifestado o interesse em serem internados para reabilitação ou para integrarem alguma comunidade.


Após a reunião, a Comissão e os membros da Assistência Social foram juntos até a Praça Matriz para ouvir da própria população em situação de rua que ali estava suas principais necessidades. No momento, a maior falta é de um local para higienização e banho, como também para um café da manhã. Eles se alimentam de doações e ações de marmitas voluntárias feitas pelo comércio local e moradores de Jardinópolis.


A Comissão Especial de Políticas Para a População em Situação de Rua continuará em atividade pensando medidas efetivas para apresentarem junto ao Poder Executivo Municipal para essa questão.

* Os moradores permitiram o registro e publicação das fotos.

 

Fotos: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Jardinópolis


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas

bottom of page