• Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram
  • Renato Gomes

Prefeitura de Jardinópolis decreta fechamento do comércio aos domingos

Farmácias, drogarias e postos de combustíveis só para abastecimento, poderão funcionar

Na tarde desta segunda-feira (20) a Prefeitura Municipal de Jardinópolis publicou o Decreto nº 6169/2020 com medidas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, tendo em vista os crescentes números de casos confirmados de contaminados e de óbitos.


No último boletim publicado pela Prefeitura consta um total de 247 casos de contaminação confirmados e 15 óbitos, desde o início da pandemia.


A principal mudança com relação aos outros Decretos emitidos até o momento é que, a partir do próximo final de semana, fica proibido o funcionamento de praticamente todo comércio da cidade de Jardinópolis aos domingos.


No Decreto, que entra em vigor amanhã (21), explica que apenas farmácias, drogarias e postos de combustíveis, esses somente para abastecimento, podem funcionar, todo o resto, salvo algumas exceções de urgência como atividades médicas e odontológicas, devem permanecer fechadas a partir das 12h, lembrando que é apenas aos domingos.


Outra mudança no novo Decreto é em relação a comercialização de bebidas alcoólicas. De segunda-feira a sábado, no horário compreendido entre 18h às 6h do dia subsequente, fica proibida a venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento, ficando ainda proibido também a consumação de bebidas alcoólicas em todo e qualquer espaço público, em qualquer horário e dia da semana, como calçadas, ruas, praças públicas entre outros, bem como a aglomeração de qualquer natureza nos espaços citados.


Todas as outras regras passadas sobre uso de máscara em local público e aglomeração continua valendo.


O descumprimento acarretará multa, que variam entre R$ 300,00 para quem não estiver usando máscara até R$ 5.000,00 para comércios que descumprirem as regras de fechamento.


Outras multas, valores e regras estão dispostos no Decreto, confira clicando AQUI.

Opinião

Por mais que que sejam necessárias algumas medidas para o controle da proliferação da Covid-19, o novo coronavírus, vemos um grande descaso da própria população na forma como agir durante essa pandemia.


Ninguém está contente com toda a situação que enfrentamos. Ninguém está feliz com o crescente desemprego, comércios fechando, e claro, pessoas doentes.


Mas algumas pessoas parecem não se importar com o que está acontecendo em todo o planeta. Provavelmente isso acontece por ninguém próximo dessas pessoas se adoecerem, ou morrerem.


A Prefeitura pode publicar o Decreto que ela quiser, com as regras e normas que ela quiser. Isso não vai impedir as pessoas de desrespeitarem tudo e a todos, isso porque, no meu ver, falta de fato uma fiscalização mais rígida, com multas sendo aplicadas de verdade, além, é claro, da ajuda e conscientização da população.


Não tenho informações de quantas multas já foram aplicadas na cidade, mas o que parece é que nada é feito. Uma simples volta na cidade vemos pessoas sem máscara, aglomerações e muito consumo de bebidas alcoólica, sejam nas praças, nas ruas ou nas avenidas. Não consigo entender como ainda existam pessoas que sentam num bando, com outras pessoas ao redor, todos sem máscara, consumindo bebidas alcoólicas, e nada acontece.


Não estou querendo impedir o direito de ir e vir de ninguém, mas não vivemos em tempos normais. O seu direito de ir e vir não permite que você possa de alguma forma espalhar uma doença que pode vir a matar alguém que você nem conheça.


Sem contar os inúmeros relatos de festas, churrascos, confraternizações que vemos por aí o tempo todo. O que essas pessoas não percebem é que o fato de descumprirem essas regras, acaba por prolongar mais e mais toda a situação horrível em que vivemos hoje.


São muitos fatores juntos que criam o caos em que vivemos. Ninguém é o maior culpado de nada, todos aqueles que não ajudam, mas atrapalham, são mais culpados ainda.

Foto capa: Arquivo Jornal Mídia

JARDNET-BANNER-TOPO.jpeg
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Twitter Preto
  • Preto Ícone Instagram

© 2019 Mídia Digital por Renato Gomes