top of page
  • Renato Gomes

Ribeirão Preto dá início a vacinação contra a Covid-19

Técnica em enfermagem foi a primeira pessoa a receber a vacina CoronaVac no Hospital das Clínicas. Unidade recebeu 6.520 imunizantes para a primeira fase de vacinação no combate ao novo coronavírus

O Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto aplicou a primeira dose da CoronaVac na manhã desta terça-feira (19). A cerimônia aconteceu na unidade campus da USP e marcou o início da imunização contra a Covid-19 na cidade.


A primeira pessoa a receber a vacina foi a técnica de enfermagem Maria Luci dos Santos, 44 anos. Malu, como é conhecida pelos colegas de trabalho, atua no HC há três anos. Ela tomou a dose às 9h20.

Maria Luci após receber a CoronaVac em Ribeirão Preto, ao lado o governador do estado, João Doria (Foto: Weber Sian/ACidade ON)

Outras três pessoas foram vacinadas na cerimônia: uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e uma fisioterapeuta. Ainda pela manhã, mais 16 profissionais da saúde devem receber a dose. A imunização continua durante a tarde.

As doses desta terça-feira são aplicadas por uma equipe composta por cinco mulheres, todas trabalhadoras do HC. O governador João Doria (PSDB) participou da cerimônia.


Ao longo da semana, a expectativa é de pouco mais de 3 mil profissionais de saúde do HC sejam vacinados, tanto os da unidade campus quanto os da unidade de emergência.


Vacinação em Jardinópolis


Segundo a Prefeitura Municipal de Jardinópolis, a vacinação na cidade está programada para ocorrer de 25 de janeiro a 22 de março de 2021, abrangendo como público alvo profissionais de saúde e posteriormente pessoas de faixas etárias compreendidas entre 60 e 75 anos ou mais.


Segue abaixo informativo da Prefeitura sobre o cronograma da vacinação de acordo com o Plano Nacional de Imunizações:


A logística de vacinação foi estabelecida visando atender o número de pessoas para cada fase, e assim compreende:

Fase 1 - Grupo que compreende os profissionais de saúde da rede pública e particular que comprove vínculo empregatício na área de saúde. Serão disponibilizados para vacinação, equipes móveis que irão até os estabelecimentos de saúde e também será oferecida nessa fase, a vacinação no Centro de Saúde II Dr. Arthur Costacurta, localizado na Rua Domiciano Alves de Rezende nº 98, no centro de Jardinópolis. Neste local as aplicações das vacinas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h. E essa etapa ocorrerá de 25 de janeiro a 15 de fevereiro. Caso o profissional de saúde não for encontrado no dia da vacinação o mesmo poderá procurar as Salas de Vacinas do Centro de Saúde Dr. Arthur Costacurta ou a Estratégia da Saúde da Família IV em Jurucê, munido da Carteira de Trabalho e Previdência Social, Identificação Profissional e o Cartão Nacional do SUS.


Fase 2 - Pessoas de faixas etárias entre 60 e 75 anos ou mais. Essa fase será composta por duas estratégias, a saber:


Estratégia I - Vacinação volante para acamados e institucionalizados com apoio do SAD — Serviço de Atendimento Domiciliar e das unidades de Estratégias de Saúde da Família.

Estratégia II - Postos Fixos disponíveis em cinco locais estratégicos, que estarão funcionando de segunda a sexta-feira, nos horários das 07h30 às 15h.


Aos sábados, a vacinação estará concentrada no Centro de Convivência do Idoso "Marli Rodrigues Violante Pegoraro", das 07h30 às 13h.


Através do Sistema de Farmacovigilância de Vacinas serão realizados "in loco" o cadastro de cada munícipe que for vacinado, por meio de um programa de cadastro que permitirá a rastreabilidade e a comunicação. A secretaria esclarece ainda que, o cidadão será avisado, no momento em receber a vacina, sobre quando tomará a segunda dose.



Os grupos serão distribuídos por faixas etárias e serão vacinados em períodos diferentes conforme abaixo:


75 anos ou mais (2º grupo)- (1º dose) 08/02 e (2º dose) 01/03 70 a 74 anos (3º grupo) - (1º dose) 15/02 e (2º dose) 08/03 65 a 69 anos (4º grupo) - (1º dose) 22/02 e (2º dose) 15/03 60 a 64 anos (5º grupo) - (1º dose) 01/03 e (2º dose) 22/03


Os locais de vacinação dos grupos foram distribuídos por faixas etárias: Centro de Convivência do Idoso, ESF IV Sarandy, em Jurucê; Espaço de Eventos do Santuário Arquidiocesano do Senhor Bom Jesus da Lapa, Centro Esportivo Newton Reis, Quadra Poliesportiva do Jardim Santa Emília. Os postos fixos dessas fases funcionarão de forma simultânea para melhor atender a população.


A logística de distribuição dos postos de vacinação foi montada de forma a abranger todos os bairros da cidade. Abaixo, os locais de votação e e seus respectivos endereços:


Centro de Convivência do Idoso: R. Prudente de Moraes nº 177. ESF IV de Jurucê: Rua Dr. Pedro Albernaz s/ nº. Santuário Senhor Bom Jesus. Av. Pequena do Nascimento s/nº Centro Esportivo Newton Reis: Av. Pref. Newton Reis nº 1078. Quadra Poliesportiva: Av. Pedro Brigliadori s/nº Santa Emília.

 

Foto: Weber Sian / ACidade ON

Fontes: ACidade ON / G1 / Prefeitura Municipal de Jardinópolis


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.

0 comentário
bottom of page