top of page
  • Renato Gomes

Semana do Livro em Jardinópolis começa hoje (23)

Acompanhe aqui a programação completa

Em 2019 Jardinópolis teve o prazer de acompanhar o surgimento da "1ª Semana do Livro, Leitura e Biblioteca “Dr. João Baptista Berardo”, sendo possível através da Lei nº 4493/2018, onde informa e também sugere diversas atividades culturais na última semana do mês de abril de cada ano.


O primeiro evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jardinópolis, com apoio e ajuda do grupo Amigos das Bibliotecas de Jardinópolis, da Prefeitura Municipal de Jardinópolis e da Câmara Municipal de Jardinópolis, foi um sucesso.

1ª Semana do Livro em 2019, no palco o escritor Ignácio de Loyola Brandão. (Foto: Renato Gomes)

O grande homenageado da 1ª Semana, foi aquele que deu o nome a ela, o Dr. João Baptista Berardo, in memoriam, advogado e escritor, além de político, tendo sido vereador em Jardinópolis. João Berardo, como era mais conhecido na cidade, também dá o nome a biblioteca municipal de Jardinópolis.


Desde o primeiro dia as pessoas foram ao local e tiveram contato com um mundo literário nunca antes visto em Jardinópolis. - (lembrando quem o evento foi antes da pandemia do coronavírus)


Todos os dias tiveram palestras ou oficinas no plenário da Câmara Municipal, além de atrações artísticas como teatro, música, bate-papo.


Passaram pelo palco vários escritores, e tivemos o prazer de acompanhar vários bate-papos com alguns escritores também de Jardinópolis, como Cleber Isbin, Haroldo Barbosa, Fernando Ferrone, João Cili, Renato Silva e Vasco Pereira.


Além deles, outros escritores reconhecidos nacionalmente também passaram pela Semana do Livro, entre eles vamos destacar na abertura da Semana o grande Ignácio de Loyola Brandão, jornalista e escritor que foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.


Além de Ignácio, passaram pela Semana: Marcio Túlio Costa, ganhador do premio Jabuti, o mais consagrado premio da literatura brasileira, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL); a escritora e ilustradora Semíramis Paterno; outro ganhador do prêmio Jabuti que passou pela Semana foi Menalton Braff; a mineirinha Stella Maris Rezende, ganhadora de 4 Jabutis, uma simpatia que emocionou a todos durante sua palestra; e Galeno Amorim, que foi presidente da Fundação Biblioteca Nacional, esteve entre os fundadores da Feira Nacional de Ribeirão Preto, teve uma editora de livros que ganhou o Jabuti, foi Secretário da Cultura de Ribeirão Preto.


Todos esses deram uma pequena palestra para o publico presente, contando suas histórias, respondendo perguntas do público e interagindo com eles ao final, com autógrafos e fotos.


A Semana do Livro gerou algumas surpresas fora do programado, alguns dos escritores citados acima, permaneceram na cidade por mais de um dia, e com isso visitaram algumas escolas e interagiram com os alunos, tudo isso graças ao apoio da Secretaria da Educação, que autorizou e ajudou para que esses alunos tivessem todo esse contato com esse mundo literário.


Segundo alguns relatos, muitas pessoas tiveram seu primeiro contato com o mundo literário ali, durante a Semana, o que fez com que fossem atrás de livros indicados pelos palestrantes ou mesmo livros que talvez os interessassem pelo estilo. Isso se refletiu na grande quantidade de pessoas que passaram pela Sala de Leitura Dr. Amauri Vieria Barbosa que fica no prédio da Câmara Municipal. Muitas pessoas visitaram e outras começaram a leitura ali mesmo.


Talvez o ápice da explosão de interesse pelos livros, se concretizou no último dia, onde o grupo Amigos das Bibliotecas, representados aqui pelo casal João e Alessandra Miranda Cilli, disponibilizaram mais de 3 mil livros, todos recebidos através de doação, para que o publico ali presente, pudesse escolher qualquer livro e levar para casa.


Infelizmente em 2020 tivemos o início da pandemia da Covid-19, e culminou de ser muito próximo de quando seria realizada a então 2ª Semana do Livro, por conta disso acabou que o evento não foi realizado, nem mesmo em formato virtual.


Agora em 2021, enfim teremos a 2ª Semana do Livro, Leitura e Biblioteca “Dr. João Baptista Berardo", que acontece entre hoje, sexta-feira dia 23 de abril e vai até quinta-feira dia 29 de abril.


Dessa vez uma realização do Consórcio Intermunicipal Culturando, com apoio da Prefeitura Municipal de Jardinópolis, da Câmara Municipal de Jardinópolis e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


Os homenageados agora serão duas pessoas de extrema importância para o país, sendo eles: Paulo Freire, in memoriam (educador e filósofo, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, também é o Patrono da Educação Brasileira, em 2021 acontece a celebração do que seria seu centenário) e Maria Clara Machado, in memoriam (escritora e dramaturga brasileira, autora de famosas peças infantis e fundadora do Tablado, escola de teatro do Rio de Janeiro).


Infelizmente por ser um evento online, serão menos atrações do que contou a primeira edição, mas isso não diminui a importância do evento, pelo contrário, serão várias atrações importantes, começando pela mediadora do evento, que será a jornalista Fabiana Gimenes, natural de São João da Boa Vista, se formou em jornalismo pela UNESP de Bauru, doutoranda em Linguística pela UNESP de Araraquara, mestre em TV Digital, especialista em Educação a Distancia pela Federal Fluminense e Pedagoga pela Unifal.


Confira toda a programação da 2ª Semana do Livro, Leitura e Biblioteca “Dr. João Baptista Berardo"


23/04 Sexta-feira - 1º Dia


20h - Abertura musical

Apresentação da dupla musical Cascaxera, dois jardinopolenses, Alexandre Nasser e Sammy Dutra Saquy, muita MPB, Pop Rock, Samba e Reggae. O nome Cascaxera é uma homenagem aos pais dos dois integrantes, Cascão e Xera Xera, dois músicos que já se apresentaram juntos

Dupla musical Cascaxera

Palestras:

Marina Colasanti

Uma das maiores e mais premiadas escritoras da literatura brasileira. Artista plástica, escritora, jornalista, contista, tradutora. Suas obras alcançam diversas faixas etárias. Reflete com maestria sobre o cotidiano, sobre a mulher, sobre o amor, sobre a arte e sobre os problemas sociais, sem perder a sensibilidade.

Escritora Marina Colasanti

Claydes Araújo

Professora, consultora educacional, coordenadora da ABRAAI. Academia Brasileira dos Autores Aldravinistas Infanto-Juvenil. Formas inovadoras de leitura e escrita serão abordadas de forma lúdica, introduzindo as Aldravias, referenciando os homenageados Paulo Freire e Maria Clara Machado, e a produção de um e-book com a interação dos participantes.

Profssora Claydes Araújo

Intervenção artísticas e musicais

Com a artista Anna Ferreira e o ator e músico Fernando Augusto.


24/04 Sábado - 2º Dia


14h30 - Abertura Cultural

Gisele Batizoco

Contadora de Histórias, professora, pedagoga, pós-graduada em Teoria da Literatura. Apaixonada pela arte de dar vida, voz e magia aos personagens de suas histórias.

Professora Gisele Batizoco

Participação do músico Cássio Fonseca

Músico Cássio Fonseca

15h - Bate papo com os "Escritores da nossa terra"

Trocas valiosas de experiências em um bate papo descontraído com os escritores locais:

Ricardo Lima

Escritor Ricardo Lima

Fernando Ferrone

Escritor Fernando Ferrone

Vasco Pereira de Oliveira

Escritor Vasco Pereira de Oliveira

Renato Silva

Escritor Renato Silva

Geraldo Cossalter

Escritor Geraldo Cossalter

Falarão sobre poesia, leitura e sobre o lançamento recente dos seus livros.


A mediação fica por conta de:

João Cilli

Escritor, poeta e agitador cultural

Escritor João Cilli

Vânia Luisa Spressola

Bióloga, escritora e editora, e produtora de conteúdos

Escritora Vânia Luisa Spressola


20h - Abertura musical

Apresentação musical de mãe e filho, com João Víctor e Patrícia

Dupla musical João Víctor e Patrícia

Palestra:

Rita Von Hunty

Guilherme Terreri Lima, formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), professor, ator e comediante. Criador da encantadora e contemporânea drag queen Rita Von Hunty, cujo charme, inteligência e humor sagaz, faz com que todos fiquem fascinados nos assuntos abordados. Com carisma e didática incríveis, derruba estereótipos e paradigmas. Refletirá dobre: "Leitura, engajamento e esperança. O que a Leitura pode fomentar em nós e no nosso tempo".

Rita Von Hunty

25/04 Domingo - 3º Dia


20h - Abertura Musical

O talento e o encanto de Luís Passos

Músico Luís Passos

Palestra:

Rosana Ferrareto

Cientista da linguagem, estudiosa da cognição humana, professora do IFSP. Cheia de paixão e entusiasmo. Rosana falará, com a doçura que lhe é peculiar, sobre os processos criativos, a educação para a leitura, e apresentará caminhos sobre como potencializar ferramentas cognitivas e linguísticas.

Professora Rosana Ferrareto

Claydes Araújo

Oficina de Aldravias. Produção e encadeamento de e-book com participação do público.

Professora Claydes Araújo

26/04 Segunda-feira - 4º Dia


20h - Abertura Musical

Um som pra lá de especial. A performance e o desempenho do Zé da Guitarra

Músico Zé da Guitarra

Palestra:

Walter Kohan

Professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) e da Fundação de Amparo à Pesquisa Carlos Chagas Filho (FAPERJ). Expressando a atualidade das ideias de Paulo Freire na contemporaneidade educacional, Walter Kohan discursará sobre: "Literatura Libertadora, Paulo Freire mais do que nunca".

Professor Walter Kohan

Noite dos Livros e das Rosas

Alessandra Miranda Cilli

Biblioativista, pedagoga, contribuindo com a democratização do acesso ao livro, a Noite dos Livros e das Rosas, teve sua primeira edição a partir de 2017, promovida pelo Coletivo Amigos das Bibliotecas de Jardinópolis, e o Café com Ideias, integrando a partir de 2019 à Semana do Livro Leitura e Biblioteca.

Pedagoga Alessandra Miranda Cilli


27/04 Terça-feira - 5º Dia


20h - Abertura Musical

A alegria e descontração de Clodô Bananeira

Músico Clodô Bananeira

Palestra:

"A importância da Literatura Plural na Construção da identidade"

O valor da literatura na construção e reconstrução da identidade, e na criação do mundo do leitor. Em um bate papo especial com Silvia Helena Seixas Alves, pedagoga, coordenadora ativista do Movimento Negro e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Pedagoga Silvia Helena Seixas Alves

"Literatura Indígena: Liberdade e identidade coletiva e individual"

Márcia Kambeba, poeta, geógrafa brasileira, graduou-se em Geografia, pela Universidade do Estado do Amazonas. Pesquisa o território, e identidade da sua etnia.

Poeta e pesquisadora Márcia Kambeba

Eliane Potiguara, professora, escritora, ativista e empreendedora indígena brasileira.

Professora Eliane Potiguara

28/04 Quarta-feira - 6º Dia


20h - Abertura Musical

O melhor da moda de viola caipira com Cássio Fonseca.

Músico Cássio Fonseca

Palestra:

Elaine Assolini

Docente pesquisadora na FFCLRP-USP, departamento de Educação, Informação e Comunicação. Telas, vídeo-aulas, plataformas online. A mudança repentina da realidade dos professores. Elaine Assolini convida à reflexão: "Ser professor na sociedade contemporânea, onde estamos e para onde desejamos ir".

Professora Elaine Assolini

29/04 Quinta-feira - 7º Dia


20h - Abertura Musical

O talento do jovem violoncelista Gabriel Santos.

Violoncelista Gabriel Santos

Palestra:

Prof. Doutor Sandro Lucose

Ator, pesquisador de Artes da Cena e professor do Instituto Federal da Educação de Mato Grosso (IFMT). Fechando a semana com muito dinamismo, Sandro Lucose conduzirá sua apresentação em forma de palestra espetáculo: "O Teatro de Maria Clara Machado, do tablado para as escolas".

Prof. Doutor Sandro Lucose
 

Maiores informações

Todas as atrações serão online, e serão transmitidas através da página oficial da Prefeitura Municipal de Jardinópolis no facebook, confira o link clicando AQUI.


Mais informações através da página oficial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jardinópolis no facebook, clique AQUI.


Confira a Live realizado pelo coletivo Café com Ideias através do facebook, com a participação da secretária de cultura e turismo, Ana Luisa Ortelani Valadares, e o jornalista Cristhiano Lelé do Jornal A Cidade de Jardinópolis clicando AQUI, ou pelo Youtube clicando AQUI.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jardinópolis

Fotos: Divulgação / Internet

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas


bottom of page