top of page

Terremotos na Venezuela foram sentidos em quatro estados brasileiros

  • Divulgação
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
Venezuela

Os dois fortes terremotos que atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24) também foram sentidos em cidades do Norte do Brasil. De acordo com cientistas da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), moradores relataram tremores nos estados do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá, incluindo as capitais Belém, Manaus, Boa Vista e Macapá.


Os abalos ocorreram com apenas 39 segundos de diferença. O primeiro teve magnitude de 7,2 e o segundo, ainda mais forte, chegou a 7,5, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Os epicentros foram registrados na região norte da Venezuela, a centenas de quilômetros de Caracas.


O sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, explicou que é relativamente comum que terremotos com essa intensidade sejam percebidos a grandes distâncias do epicentro.


"É relativamente comum que sismos dessas magnitudes e com essas profundidades sejam sentidos a vários quilômetros de distância do epicentro", disse.


Apesar do susto relatado por moradores brasileiros, o especialista afirmou que a distância em relação ao local dos terremotos faz com que não haja risco de danos nas cidades do país.


"Não é possível prever se novos tremores vão ocorrer, mas é comum que tremores dessa magnitude possam gerar réplicas nos próximos dias", afirmou.


No Amazonas, a Defesa Civil informou que moradores de Manaus, Barcelos e Iranduba relataram ter sentido o tremor. Segundo o órgão, não houve registro de vítimas ou danos estruturais.


Em Belém, no Pará, alguns prédios chegaram a ser esvaziados por precaução em bairros como Umarizal, Jurunas, Cremação e Pedreira. O prefeito Igor Normando informou que não houve danos ou vítimas.


"Seguimos monitorando a situação e adotando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população", acrescentou.


Na Venezuela, a presidente interina Delcy Rodríguez declarou estado de emergência. Os números iniciais divulgados pelo governo venezuelano apontavam 32 mortos e pelo menos 700 feridos, mas o balanço ainda era considerado provisório. Informações mais recentes de agências internacionais apontam que o número de vítimas pode ser maior, enquanto equipes de resgate seguem trabalhando nas áreas atingidas.


O governo brasileiro manifestou solidariedade às vítimas do terremoto e informou que brasileiros afetados podem entrar em contato com a Embaixada do Brasil na Venezuela pelo telefone +58 414-3723337.

Foto: Juan Barreto/AFP


É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações publicados no site do Jornal Mídia Digital, mesmo reprodução de outro texto, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor conforme Lei nº 9610/98. Contudo, a divulgação ou compartilhamento das publicações originais, apenas as originais, como link ou postagem em redes sociais do Jornal Mídia Digital, estão permitidas.

Comentários


bottom of page