top of page
  • Divulgação

Em Foco: Festa de Santos Reis

Devoção, Fé e graça alcançada

No último final de semana sábado dia 28 foi realizada a Festa de Santos Reis, em Monções.


O evento aconteceu por meio da família Lucrécio que mais um ano cumpriu a promessa saindo com a Bandeira com cortejo em algumas ruas do distrito de Jurucê-SP, parando em algumas portas de moradores que com muita fé receberam o cortejo.


Pela graça alcançada, foi realizada uma grande festa, onde foi servido um jantar a todos que prestigiaram. Palhaços, bandeiras, músicas tradicionais e muita religiosidade marcaram a tradicional Festa de Santos Reis.

Festa dos Santos Reis

O “Dia de Reis” ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela. Os três Reis Magos levaram a Jesus recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus. A intenção dos evangelistas ao mostrar os magos vindos do Oriente foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular – também conhecida como Folia de Reis - foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em várias regiões do país. Bruna Flávia Barizza Gonsalves uma grande devota dos Reis, contou em resumo o porque de sua devoção e fé: "Foi mais uma promessa que fiz e cumpri, Santos Reis pela saúde do meu pai. Foi um milagre meu pai no leito do hospital, lá aí ser intubado . Coloquei o joelho no chão do hospital e pedi pela salvação do meu pai. Depois de alguns minutos chegou a médica e disse o seu pai está te chamando. Minhas pernas tremendo ñ consegui ir minha mãe entrou, depois fui meu pai conversando Bruna achei que ia morrer. Disse o meus guias Santos Reis ñ deixaram o senhor ir pq ainda o senhor tem muitas coisas para fazer aqui na terra. Agradeci e graças a Deus cumpri minha promessa . Agradeço primeiramente Deus, e toda minha família, amigona e os devotos dos 3 Reis Santos por ter me ajudado a realizar a festa dos 3 Reis Santos, meus familiares, amigos, em especial ao esposo Alexsandro Lopes Gonçalves, aos filhos Nicolas e Nicole. Essa festa realizo com a doação de todos devotos dos três reis, passando de casa em casa com a bandeira , meu agradecimento ao vereador Xoto, Zanata e ao Murilo pela colaboração. A prefeitura Municipal pela abrigada de incêndio. Ao Vieira gás e a minha família Lucrécio. Ao padre Ednaldo de Jurucê por ceder o recinto da festa de São Pedro, a Fotografa Alessandra Barbosa por mais uma festa registar as imagens."

Agradecimento a toda equipe que se empenharam muito e trabalharam por horas para realizar este encontro: -Churrasqueiro Jorge Galo. -As companhias Estrela da Guia do Iraci, Companhia os Mineiros. O chop de Boreal Chop. DJ Som Texas.

Apoio cultural Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jardinópolis-SP

Viva Santos Reis!!!


 

Fotos e Texto: Alessandra Barbosa

Contato: (16) 99276-4047

E-mail: fotografiaale@hotmail.com

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page