top of page
  • Renato Gomes

Uma tempestade de problemas em Jardinópolis

De chuva forte que causa alagamentos e enxurradas, passando por descarga elétrica, bomba queimada e esgoto a céu aberto

Desde o começo do ano de 2020 Jardinópolis passa por vários problemas e quem vem sofrendo é a população.


A grande quantidade de chuva que vem caindo nos últimos dias acaba provocando problemas maiores, enxurradas e pequenos pontos de alagamentos são relatados quase que diariamente pelos munícipes nas redes sociais.


Divulgamos na página oficial do facebook dois vídeos enviados por moradores onde se via a forte enxurrada que descia pela rua Cel. José Theodoro, no centro de Jardinópolis. Esse é um problema antigo da cidade, existem esquinas onde fica quase intransitável quando a chuva cai forte, a correnteza chega a assustar, e passa ano e o problema persiste.



No começo da semana publicamos no Instagram oficial do Jornal Mídia Digital fotos de uma enxurrada forte que causou a inundação de um veículo na rua Ciniro Corrêa. O local é uma rua sem saída, mas não existia escoamento e uma grande quantidade de entulho de uma reforma do asfalto, foi colocado ao lado da rua, o que segundo moradores do local, segurava a água que poderia descer para a rod. Dr. Arthur Costacurta.


Além disso, no local o mato alto assustava os moradores, que por diversas vezes, segundo eles, foi pedido que fosse podado..

Pessoas tentam retirar carro de morador que acabou inundado pela forte enxurrada causada pela chuva. (Foto: Enviada anonimamente)

Pequena quantidade de água ainda acumulada na rua Ciniro Corrêa após enxurrada. (Foto: Renato Gomes)

Entulho de asfalto no final da rua Ciniro Corrêa. (Foto: Renato Gomes)

Mato alto na rua Ciniro Corrêa. (Foto: Renato Gomes)

Entramos em contato com a Prefeitura através da Assessoria de Imprensa questionando sobre o local, mas até a publicação desta matéria, não recebemos resposta, mas numa conversa com o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Rafael Henrique Castaldini, foi feita uma obra durante essa semana nas duas pontas da rua, colocando uma espécie de bueiro para escoamento da água, a área na frente das residências foi roçada mas o entulho que ali está, foi colocado como uma espécie de contenção para se evitar a erosão do local, podendo assim fazer cm que o poste que se encontra lá, venha a cair, segundo Rafael, a prefeitura está estudando as medidas para se tomar no local.

Obra feita no local que acumulava água para escoamento. (Foto: Renato Gomes)

Mato roçado, mas entulho continua no local como contenção de erosão. (Foto: Renato Gomes)

No meio dessa semana a bomba do poço artesiano que abastece o bairro Complexo Urbano e Habitacional Elza Princivalli Reis (Cidade Nova parte de cima), e também partes do Santa Júlia e Jardim Itamaracá, queimou, deixando a população sem água. Mas esse problema foi resolvido logo pela Prefeitura. Mas infelizmente na tarde da última quinta-feira (23) uma descarga elétrica acabou por "desarmar" a chave que liga a energia no poço, a Prefeitura se pronunciou através de nota na manhã dessa sexta-feira (24):


"Descarga elétrica compromete operacionalidade de Poço Artesiano em Jardinópolis

A Prefeitura de Jardinópolis informa aos moradores do Complexo Urbano e Habitacional Elza Princivalli Reis (Cidade Nova), que houve um problema de descarga elétrica na Bomba do Poço Artesiano resultou na falta de abastecimento no bairro. A Companhia Paulista de Força e Luz foi comunicada sobre ofato e já está à caminho. AIPMJ/RS"


Moradores próximos ao poço nos informaram que a CPFL foi até o local e realizaram os ajustes e troca da chave. Segundo o Secretário Rafael, agora é esperar a bomba encher para que a água possa abastecer as casas e tudo seja normalizado.

Poço Artesiano da av. Quintino Facci que teve sua bomba trocada e sofreu com problema de energia. (Foto: Renato Gomes)

Outro assunto é que desde o começo do ano quase que semanalmente Jardinópolis tem sofrido com quedas de energia, as vezes localizadas em bairros específicos, as vezes na cidade como um todo.


No último domingo (19), uma queda de energia que aparentemente foi em toda a cidade, deixou os moradores com alguns problemas, principalmente com a falta de internet e os danos em aparelhos eletrônicos.


Segundo a Jardnet Telecom aproximadamente 282 aparelhos roteadores acabaram sendo danificados com essa queda de energia, voltando a sua configuração de fábrica, o que causou um transtorno muito grande para as pessoas, "instruímos nossos clientes a procurar nosso atendimento para fazer a configuração dos aparelhos. Infelizmente não foi a primeira vez que isso aconteceu, e as constantes quedas de energia acabam trazendo outros problemas, não só aos nossos clientes, como a população num todo", Disse um representando da empresa.


Tentamos contato com a CPFL pela Assessoria de Imprensa na segunda-feira (20), mas até a publicação dessa matéria só recebemos a informação pelo email de que eles estariam cobrando retorno da área.


Por fim, na semana passada informamos que os moradores próximos ao bairro César Capato pediam uma solução para o problema de um esgoto a céu aberto que passava pela estrada de terra da Rodovia SP-328, continuação da rua Cel. Joaquim Pereira Lima. Na ocasião, o DAE informou que iria até o local para averiguar o problema que já vem de muito tempo e procurar solucionar esse problema o mais breve possível.


(Confira a matéria completa clicando AQUI)


Segundo o Secretário Rafael, o DAE foi até o local e constatou que é preciso a utilização de um maquinário que só vai estar disponível na próxima semana, ainda que venham a ser feitas as obras no local, a normalização do esgoto só será de fato concluída após as obras dos loteamentos que estão a venda no local, o Flamboyant e Santa Maria.


Diversos outros problemas foram apresentados por outros moradores nas ossas redes sociais, como alguns vazamentos de esgoto, ruas esburacadas e mato alto, na medida do possível iremos até os locais para constatar essas informações e informar a população.


Se você tem alguma informação de algum problema causado pelas chuvas fortes, assim como quedas de energia, entre em contato através das nossas redes sociais pelos ícones no topo desta matéria, ou pelo email: jornalmidiadigital@gmail.com

 

Foto da capa: Matt Tomkins Photography via Storyful

0 comentário
bottom of page